Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Gato com Febre: Sintomas, O que Fazer?

Gato com Febre: Sintomas, O que Fazer?

Assim como acontece conosco, os gatos também podem ter febres e como são muitos os motivos é preciso ficar atento antes de decidir o que fazer. Veja alguns sintomas e o que você pode fazer nessa hora.

Gato-febre

Os sintomas são quase sempre os mesmos que aparece em nós quando estamos em estado febril: temperatura alta, fadiga, indisposição, desânimo, entre outros.

Em gato é muito fácil perceber que há algo errado com eles porque são animais ariscos, estão sempre se movimentando, adoram brincar, interagem com todos da casa, por isto quando observamos que eles estão mais quietos já podemos deduzir que estão com algum problema de saúde.

A febre no gato pode ser causada por infecção viral ou bacteriana, pode ser por causa de um resfriado, gripe, mas também pode ser por algo mais sério como um câncer ou alguma outra doença.

Quando o gato fica quietinho no seu canto é bem provável que ele esteja com febre, mas uma outra forma prática de verificar é observando o nariz do feliz, pois os gatos têm o nariz sempre úmido, a não ser quando estão com febre. O nariz ressecado quase sempre é acompanhado de um quadro febril. Entretanto o nariz do animal pode ficar ressecado, sem que ele esteja com febre, então fique muito atento para não fazer um diagnóstico errado.

Gato-febre-02

Outro sintoma que ajuda a identificar se o gato está com febre é verificar se as patas e orelhas do felino estão vermelhas e quentes, pois quase sempre é um indicativo de temperatura mais elevada.

Você pode fazer um teste, pegando o petisco que seu animalzinho mais gosta e oferecer para ele a uma certa distância. Claro que estando com saúde ele vai se levantar logo e ir em sua direção, mas se estiver com febre, com a saúde mais debilitada, ele continuará quietinho em seu canto.

Diferente dos humanos, a temperatura do gato pode ficar em 39,5° que não será considerado um estado febril, então tome muito cuidado porque algumas pessoas, achando seu gato quente demais, acabam começando a medicá-los para baixar a temperatura quando na verdade eles estão bem.

A temperatura nos gatos é verificada via retal e o termômetro deve ser colocado bem devagar. Só que apenas os veterinários devem assumir esta prática, porque sem prática o dono do animal poderá acabar lesionando esta região.

Quando você desconfiar que seu gato está com febre a atitude a ser tomada é pegar o animal e levá-lo a um veterinário.

Se você ficar medicando o felino por conta própria, poderá correr o risco de ficar mascarando o verdadeiro problema e depois poderá ser muito mais difícil de tratar o que realmente estava causando a febre.

O veterinário é a pessoa capacitada para cuidar de seu gatinho de forma correta, pois após a realização dos exames irá descobrir o que está ocasionando a alta temperatura e aí sim, iniciar o tratamento correto.

E nunca pense que febre é um problema passageiro e que basta esperar que ela passa sozinha, isto é um grande erro.

Febre é sintoma sério e precisas ser tratada o quanto antes.

Gato-febre-01

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Meu Gato está com Diarreia, O que fazer?

Ler próxima

Gato com Verme: Sintomas, O que Fazer?

Deixe um comentário

cinco × 4 =

Nathy
Ola , preciso de ajuda minha gatinha tem 1 mes e esta sem a mae ela esta com a barriguinha muito inchada e nao esta defecando mesmo com os estimulos , alguem pode me ajudar obg
setembro 26, 2017 3:11 am

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!