Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Gato com Verme: Sintomas, O que Fazer?

Gato com Verme: Sintomas, O que Fazer?

Todo gato corre o risco de ter vermes, mesmo que você não deixe ele ficar na rua, mesmo tomando todos os cuidados, ainda assim o velino poderá aparecer com este problema. Veja abaixo os sintomas e o que você pode fazer.

Gato-verme

Os vermes mais comuns entre os gatos são as lombrigas, as solitárias e também os ancilóstomos. Os filhotes correm o risco de serem contaminados quando a mãe já está infectada e assim eles são atingidos através do leite.

Já os gatos jovens e adultos estão sujeitos a contraírem vermes por vários motivos, por exemplo, quando eles têm contato com ratos ou alguma outra presa que seja parasita.

Um dos principais sintomas de que seu gato está com verme é através de algumas alterações no pelo. Observe seu felino e você notará que ele tem o pelo bem cheio e com brilho, mas se notar que em alguma região o pelo ficou sem brilho, escasso ou desajeitado então há boas chances de ser verme. Este sinal na pelagem acontece porque o gato está ficando desidratado já que a absorção dos nutrientes não está sendo feita de acordo, justamente por causa da presença de um parasita.

Outro sintoma de que o gato está com verme é quando a gengiva do animal ficar pálida, mais branca, já que eles têm a gengiva bem rosada, como é em nós humanos. Gengiva mais branca é sinal de anemia que pode ser causada por parasitas, então o verme pode estar presente no organismo do felino.

Outra forma tradicional de verificar a presença de vermes no gato é examinando as fezes do animal. Utilize uma caixa de areia que facilitará para você verificar se a fezes do felino estão com uma cor mais escura, ou se há presença de sangue.

Se notar que o gato está com diarreia também pode ser sintoma de vermes.

Gato-verme-02

Pode ser também que o sintoma que apareça no gato com verme seja o vômito e também neste caso é preciso verificar não só a frequência, mas também ver se há vermes quando ele vomita.

Observar sempre o gato é de suma importância para detectar qualquer tipo de problema com a saúde do animal. Quando um gato está com verme ele altera o apetite e pode reduzir a alimentação ou então começar a comer demais. Se você notar que seu gato tem se alimentado em quantidade diferente do normal, então pode ser este um sintoma de vermes.

Há no mercado vários medicamentos para combater os vermes e também uma série de “remédios caseiros”, entretanto nenhum deles devem ser usados sem antes você conversar com um veterinário.

Leve seu gato para fazer os exames e aí sim, o veterinário irá descobrir se ele está mesmo com verme, de qual se trata e lhe prescrever a melhor forma de combater o problema.

Jamais tente medicar seu gatinho sem as orientações de um veterinário porque isto pode ser muito perigoso para a saúde do animal.

E observe sempre o seu felino para que, ao menor sinal de alteração em seu comportamento ou apetite, você já perceba que ele não está bem e possa tomar as providências o mais breve possível.

Gato-verme-01

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Gato com Febre: Sintomas, O que Fazer?

Ler próxima

Clonagem de cães faz com que donos tenham seus pets de volta

Deixe um comentário

dezessete − dezesseis =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!