Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Olhos Vermelhos em Cachorros e Gatos: O que pode Ser?

Olhos Vermelhos em Cachorros e Gatos: O que pode Ser?

Se o seu cachorro ou gato ficar com os olhos vermelhos é melhor começar a se preocupar porque boa parte das doenças oculares têm esta como uma das principais características.

Cachorro-com-olho-vermelho02

Essa coloração avermelhada indica que houve uma alteração na conjuntiva, responsável por recobrir a esclera ou então a alteração foi nos vasos mais profundos dos olhos do cão ou gato.

Entretanto o histórico do animal sempre conta muito no momento de detectar a causa do problema, por isto ao levá-lo a um veterinário é importante contar se o animal teve coceira nos olhos nestes últimos dias, se ficou lacrimejando ou apresentando alguma secreção. Muitas pessoas preferem utilizar um colírio quando nota que os olhos de seu cachorro ou gato estão avermelhados, mas saiba que isto é um erro muito grave e pode complicar ainda mais o problema e até levar à cegueira, ainda mais se for um colírio à base de corticoides. O máximo que se deve fazer é lavar os olhos do pet com uma solução fisiológica e usar gazes para retirar as secreções e mais nada, feito isto leve o cachorro ou o gato a um veterinário para que ele possa identificar o problema.

Olho vermelho em cachorro ou gato não se trata de doença em si, mas é um alerta para avisá-lo de que algo está errado. Pode ser uma simples irritação, isto acontece quando o animal fica próximo a um local com poeira, ou quando venta, mas pode ser também o indicativo de um problema mais grave, seja um glaucoma, inflamação na parte interna dos olhos ou algo mais sério.

A Uveíte é uma das causas dos olhos vermelhos em cachorros e gatos e acontece quando há uma inflamação da íris, ou devido a um traumatismo, bactérias, vírus, entre outros problemas. Neste caso o pet irá sempre evitar a luz excessiva e os olhos dele estarão lacrimejando o tempo todo.

Cachorro-com-olho-vermelho

A Blefarite, que é a inflamação das pálpebras, também deixa aquela cor avermelhada nos olhos e o motivo vai desde uma infecção até uma alergia. Neste caso é possível detectar também o inchaço. A Úlcera da Córnea também pode ser uma causa e se trata da erosão causada na superfície da córnea, só que nem sempre é possível ser visto a olho nu. O animal pode acabar tendo estrabismo, querer ficar em locais com menos luz e a solução é quase sempre uma cirurgia.

A Conjuntivite é um dos problemas mais comuns entre cachorros e gatos, que deixa os olhos deles avermelhados. Se trata da inflamação da conjuntiva por causa de alguma irritação, alergia ou então uma infecção. Mas pode ser também que o motivo do olho vermelho de seu cachorro ou gato é algum corpo estranho que esteja incomodando-o. A causa pode estar na poeira, plantas, entre outros motivos. E nem sempre este corpo estranho é motivo e será preciso levar o animal a um veterinário para que o proprietário possa localizar o objeto e retirá-lo com cuidado.

Então, sempre que notar que seu cachorro ou gato está com os olhos vermelhos, trate de levá-lo o quanto antes ao veterinário, para que sejam feitos os exames e seu animal receba o tratamento correto.

Cachorro-com-olho-vermelho01

Ler anterior

Cão Pelado Peruano

Ler próxima

Cachorro Pastor de brie

Deixe um comentário

4 × 1 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!