Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cão Pelado Peruano

Cão Pelado Peruano

O Cão Pelado Peruano (em espanhol: Perro Sin Pelo del Perú) é uma raça canina oriunda do Peru. Existem mais hipóteses que certezas relacionadas ao surgimento destes caninos, vamos conhecer um pouco mais sobre essa raça exótica e curiosa…

Cão Pelado Peruano

Origem

Por um lado acredita-se que o Pelado Peruano descenda de exemplares chineses, levados ao país após a abolição da escravatura; outros sustentam que eles foram levados do continente africano à nação americana; alguns outros acreditam que sejam descendentes de caninos levados da Ásia e da América. O fato é, apesar de todas as teorias, é certo que animais bem parecidos ao padrão atual estão presentes na cultura Peruana há tempos. A raça teve sua primeira aparição em vilas Peruanas no século I d.C e os indícios de sua existência estão expostos em cerâmicas de diversas civilizações anteriores aos Incas. Em muitas delas, a representação do Pelado Peruano aparece misturado a animais como serpentes, pumas e falcões.

Na época de seu surgimento, acredita-se que existiam duas variedades de cachorros Peruanos vindos da mesma ninhada: o Pelado tradicional e o com pelagem. Entretanto eram os Pelados que as civilizações locais mais apreciavam, chegando a chamá-los de “cachorros sem roupas”.

A civilização Inca, em especial, idolatrava os cachorros dessa raça e os envolviam em diversas cerimônias e cultos lunares. Os cachorros de cor preta eram os mais cobiçados, considerados como “guia da alma em sua viagem para a outra vida”. Seus antepassados possuem curiosas histórias místicas. O folclore ainda conta que esta raça era muito utilizada para fins medicinais.

Conta à lenda que um abraço, ou apenas um leve contato no cachorro dava a sensação de estar tocando uma bolsa de água quente e curava problemas de saúde, como dores no estômago. Infelizmente, durante a conquista espanhola no Peru, esses exemplares quase entraram em extinção. A sobrevivência se deu graças aos cuidados que receberam em pequenas aldeias de áreas rurais, onde eles ainda podem ser encontrados em bom número.

Oficialmente reconhecido como patrimônio nacional de seu país, o Cão Pelado Peruano é o único cachorro, como sugere seu nome, nativo do Peru. Trata-se de uma raça bem rara, pouco conhecida em todo o mundo. Atualmente, criadores peruanos tentam proteger os exemplares que restam da raça para garantir a significativa diversidade de linhagem.

Cão Pelado Peruano01

Características

Sua principal característica é sem dúvidas nenhuma, a ausência de pelos em seu corpo. Fisicamente, apesar de ser uma raça pelada, apresenta vestígios de pelo nas extremidades de seu corpo, em regiões como o rabo, cabeça e dorso.

As orelhas são muito desenvolvidas, por isso, tem uma boa capacidade auditiva. A dentadura costuma ser incompleta. A coloração da pelagem apresenta diferentes tons como, por exemplo, cinza, marrom, preto, entre outros. Pode chegar a medir 65 cm na altura da cernelha. Entre as particularidades desta raça está o fato de possuir três tamanhos distintos, cada um com sua padronagem: pequeno, médio e grande.

 

Peso:Macho e Fêmea de 4 kg a 8 kg (porte pequeno), 8 kg a 12 kg (porte médio) e 12 kg a 25 kg (porte grande)
AlturaMacho e Fêmea de 65 cm
Grupo:5 – spitz e cães do tipo primitivo
Funções:Cachorro de guarda e companhia
Grau de Atividade:Médio
Pelo:Apesar de ser uma raça pelada, apresenta vestígios de pelo nas extremidades de seu corpo, em regiões como o rabo, cabeça, e dorso
Cor:Desde o cinza, marrom, preto, entre outros
Nome de Origem:Cão Pelado Peruano
Pais de Origem:

Peru

Registro FCI:310

Cão Pelado Peruano02

Temperamento

A raça Cão Pelado Peruano é muito nobre e elegante, dócil e afetuosa. Ao mesmo tempo, é bastante extrovertida, vivaz, brincalhona e às vezes, podem apresentar atitudes um pouco nervosas.

Muito fiel ao seu dono – podendo inclusive demonstrar sinais de ciúme – é um ótimo cachorro de companhia para toda a família, já que cria fortes laços com todos os membros.  É muito protetor com o lar e sua família, por isso, pode ser bastante desconfiado com pessoas diferentes, ou com outros animais que não lhe são familiares.  Não deixa de estar sempre alerta com o que acontece ao seu redor, demonstra muito cuidado com as crianças.

Curiosidades

Uma raça rara e pouco conhecida, até em seu país de origem, destaca-se pela ausência de pelos. Passaram a ser considerado um cachorro feio e mestiço, que sobreviveu apenas em algumas regiões do Peru, como Piura e Lima (Pucusana).

Na década de 80, o engenheiro Ermanno Maniero conseguiu fazer com que a raça fosse reconhecida pelo Kennel Club. A Alemanha quase conseguiu registrar o cachorro como se fosse uma raça alemã.

Ele vem ganhando fama internacional, já que possui muitas qualidades que outros não têm. É um cachorro muito limpo, carinhoso e não pega pulgas e por isso, não tem alergias. Isso faz com ele seja o animal de estimação ideal para as pessoas asmáticas.

Cão Pelado Peruano03

Dicas

É um animalzinho que gosta de estar sempre na companhia dos seus donos para não sentir-se sozinho demais. Muito ágil, gosta de brincadeiras envolventes, de correr ao ar livre, mas não dispensa passar um bom tempo sossegado no sofá. Pode, algumas vezes, ser bem teimoso, exigindo adestramento adequado desde pequeno. Mas não se preocupe! Como é bastante inteligente e obediente, o treinamento torna-se bem fácil de ser aplicado.

Devido à falta de pelos, necessita de cuidados especiais, porque a pele pode ressecar com mais facilidade. Não é recomendado que estes exemplares tomem banhos seguidos e deve-se utilizar um sabão neutro. A raça não costuma ser atingida por pulgas e carrapatos, mas, além disso, sua pele fina e lisa exige uma massagem com cremes emolientes para que fique sempre bem hidratada e não ocorra o ressecamento da pele. Pelo mesmo motivo de ressecamento da pele, deve tomar banhos com pouco tempo de intervalo. O ideal é usar sabão neutro e ter uma frequência de banho a cada 2 meses, a não ser que o mesmo tenha brincado pela lama.

Cão Pelado Peruano04

Saúde

Em sua maioria, gozam de uma boa saúde, são bastante resistentes às doenças. Apesar disso, alguns cachorros podem apresentar problemas no fígado, por isso sua alimentação deve ser controlada a fim de evitar comidas muito gordurosas. Eventualmente, também podem aparecer problemas dentários e nos olhos.

Mas, em relação aos problemas de saúde, o que mais preocupa são as queimaduras de sol que podem ocorrer em sua pele. Como não possuem o corpo coberto por quase nenhuma pelagem, é importante tomar alguns cuidados especiais, como por exemplo, aplicar um protetor solar.

Do mesmo modo, é preciso garantir roupas adequadas para deixá-lo bem quentinho no inverno. Não é recomendado que ele seja exposto a qualquer clima extremo. Apesar de tantos cuidados especiais, existe uma grande vantagem na falta de pelo no Pelado Peruano: a raça não causa alergias, não costuma ter pulgas e carrapatos, nem apresenta trocas de pelos, sendo extremamente fácil de limpar! Uma raça excelente para pessoas que possuem alergia a cachorros.

Expectativa de vida varia entre 11 anos a 14 anos.

Preço

O preço médio do filhote de Cão Pelado Peruano pode variar de R$ 2.000 a R$ 10.000.

Cão Pelado Peruano05

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Bichon Havanês

Ler próxima

Olhos Vermelhos em Cachorros e Gatos: O que pode Ser?

Deixe um comentário

5 × um =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!