Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Por que Gatos fogem e voltam para casa?

Por que Gatos fogem e voltam para casa?

Meu gato vive fugindo de casa, mas sempre volta, isso é normal?

Os gatos são animais independentes e quem tem um dentro de casa sabe muito bem disso. Diferente dos cães, os felinos gostam de ter sua liberdade, sair a hora que quiser e voltar quando der vontade, mas por que será que eles fogem de casa, se damos a eles muito carinho, alimento, água fresca e uma cama aconchegante?

Durante o dia até que podemos conseguir mantê-los por perto, mas é só a noite chegar que lá vão eles, para novas aventuras. Quando fogem de casa, os gatos ficam horas desaparecidos e muitos voltam quando o dia já está amanhecendo, como se nada tivesse acontecido, como se aquilo para ele fosse algo normal e realmente é.

O problema nesse caso é que o gato adora conhecer bem seu território e para ele, a casa é apenas um pequeno pedaço da área que domina. Alguns gatos andam até 2 quilômetros ou mais, conhecendo a vizinhança, além dos outros gatos que moram por ali. A maior preocupação para o dono é que seu animalzinho de estimação poderá brigar com outros felinos, se o encontro não for amigável.

gato-fugiu-de-casa-volta

Tem ainda os encontros barulhentos, principalmente quando há uma ou mais fêmeas na região e os machos estão no cio. Neste caso, pode ser que eles voltem para casa somente depois de alguns dias.

Para alívio de quem tem um gato que resolveu dar uma fugidinha, é que os felinos possuem uma excelente memória e reconhecem facilmente os locais por onde passou. Casas, muros, avenidas, árvores, prédios, tudo isso vai servindo de orientação para o animal quando ele resolver voltar. O gato ainda conta com sua memória olfativa, que vai lhe auxiliar a encontrar o caminho de volta.

O gato não tem o olfato tão apurado como o do cão, mas é muito melhor que o nosso e vai sentindo o cheiro de tudo por onde passa, para depois se guiar pelo caminho. Eles se localizam pelo cheiro das plantas, prédios, calçadas e até pelos odores que outros animais deixam pelo caminho. Mesmo os gatos que quase não saem de casa, conhecem bem esses odores, que são carregados pelo vento.

E o que muita gente não sabe é que um gato pode adotar vários donos. O felino pode tomar café da manhã na sua casa e ir almoçar com o outro dono. Quando seu gatinho some por horas e você fica preocupado, pensando que ele está com fome, pode ser que esteja dormindo já de barriga cheia.

Mas existe o risco do outro dono não resolver deixar o gato sair mais e se isso acontecer, você voltará a ver o felino somente no dia em que ele conseguir fugir e resolver te fazer uma visita.

Mas não podemos de forma alguma, ignorar os riscos que as ruas oferecem. Se o seu gato fugir, ele pode ser atacada por um cão, outros gatos e até mesmo por pessoas, além do risco que corre de ser atropelado. Então procure tomar conta de seu animalzinho, fazendo de tudo para que ele não saia de casa.

Leia Também:

Ler anterior

Como Desengasgar um Cachorro ou Gato

Ler próxima

Como cuidar de um cachorro de rua?

Deixe um comentário

17 + catorze =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!