Como Desengasgar um Cachorro ou Gato

Como Desengasgar um Cachorro ou Gato

Como proceder se meu cachorro ou gato engasgar?

Quem tem um cachorro dentro de casa precisa ficar muito atento ao animalzinho porque basta um descuido para que ele corra risco de vida, por exemplo, no caso do cão engasgar, seu dono deve agir rapidamente.

Os cães, principalmente os filhotinhos, têm a mania de mastigarem tudo que encontram pela casa, seja um brinquedo, osso, roupa, ou qualquer outra coisa que esteja ao seu alcance e pode ser que uma hora ou outra, algo acabe ficando preso na traqueia ou até mesmo no palato e aí o animal ficará engasgado.

A melhor forma que o cachorro tem de explorar o mundo à sua volta é usando a boca e ele conta com suas defesas especiais para não se dar mal nesta exploração, entretanto, pode ser que em certo momento ele venha a se engasgar. O dono precisa observar e tentar descobrir o quanto antes, se o seu animal está, ou não, asfixiado.

gato-cachorro-engasgado-oquefazer

Se o cão tiver engasgado e não agirmos rapidamente, ele pode até correr risco de vida, afinal, mesmo que você queira levar o animal ao veterinário, vai demorar muito até que ele seja atendido e tempo é o que não têm à disposição, quando se trata de cão engasgado.

Caso note que seu cão esteja engasgado, aproxime-se com cuidado e tente acalmá-lo, mas tenha muita atenção, pois o animal pode ficar agressivo, pois está lidando com algo totalmente diferente para ele.

Será preciso abrir a boca do cachorro para conferir se tem algum objeto visível no palato ou na garganta do animal. Verifique se o seu cão está fazendo muita força para respirar, pois isto confirma que algo está realmente preso dentro de sua boca.

Caso observe que o cão está pálido, com as gengivas já azuladas, são sinais de que o caso é bem mais grave e será preciso agir o mais rápido possível, para que ele não morra.

Vá acalmando o cachorro e abra sua boca devagar, olhando atentamente para ver se tem algo impedindo a respiração do animal. Veja se você consegue retirar o objeto com muito cuidado para não feri-lo. Se não conseguir, então será mesmo preciso levar o cão para um veterinário.

No caso do gato, as coisas podem ser mais complicadas, porque o felino vai apresentar maior resistência quando você quiser abrir sua boca para verificar se tem algum objeto impedindo que ele respire.

Será preciso agir com cautela e o tempo todo tentar manter o gato mais calmo. Faça carinho na pelagem do animal, para ele sentir que você está ali para ajudá-lo.

Incline a cabeça do gato para trás e abra a boca do felino para conseguir ter uma melhor visualização da parte interna, assim ficará mais fácil ver e até mesmo retirar algum objeto que esteja causando todo este transtorno.

Se notar que as gengivas do gato estão ficando azuladas, é preciso levá-lo imediatamente para ser atendido por um veterinário.

E a partir de agora, comece a tratar seus animaizinhos de estimação como uma criança, ou seja, não deixe nada pela casa que possa servir de motivo para deixar o seu animalzinho de estimação correndo risco de morrer.

Leia Também:

Como dar remédio para cães e gatos ? Ler anterior

Como dar remédio para cães e gatos ?

Cachorro pequinês preço, valor de venda, valor médio Ler próxima

Cachorro pequinês preço, valor de venda, valor médio

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!