Vermifugação de Cachorros Filhotes: Preço, Dúvidas

Vermifugação de Cachorros Filhotes: Preço, Dúvidas.

Quem tem cachorro em casa sabe o quanto é importante ficar atento à vacinação, que protege contra parvovirose, adenovirose, hepatite, leptospirose, raiva, entre muitas outras doenças.

A primeira dose é ministrada logo aos 45 dias de vida, depois vem a segunda dose quando o cão completa 75 dias de vida, a terceira é com 105 dias de vida e a vacina contra raiva é quando o animal já tem 135 dias de vida.

Entretanto, só as vacinas não são suficientes para manter o nosso amigo peludo livre das doenças, pois há muitos parasitas que trazem várias enfermidades ao animal, então é importante ficar atento também à vermifugação.

Vermifugacao-Cachorro-01

Quando o cão ainda é filhote, já deve receber a primeira dose, que é ministrada quando ele completa 15 dias de vida e daí 15 dias vem o reforço. Feito isto, tem início uma vermifugação mensal, até que ele complete 6 meses de vida.

Quando o cachorro estiver adulto, a vermifugação poderá ser feita até de 4 em 4 meses, mas isto depende de vários fatores e é o veterinário quem irá definir juntamente com você.

Atenção especial deve ser dada às cadelas prenhes, que precisam ser vermifugadas ainda antes da cobertura, sendo que depois elas voltam a receber a vermifugação com 45 dias de gestação.

Depois que os filhotinhos nascerem, a cadela poderá continuar o tratamento junto com eles, mas é preciso ter o veterinário a par de tudo para saber exatamente como proceder, já que pode variar de um caso para outro.

Algumas pessoas resolvem fazer o tratamento do seu cão, já adulto, de forma anual. Neste caso é importante fazer um exame de fezes pelo menos 2 vezes no decorrer do ano para saber se está tudo bem com o cachorro, assim poderá ser feita uma antecipação do tratamento caso haja necessidade.

Vermifugacao-Cachorro

Conversando com o veterinário ele irá lhe ajudar a mudar certos hábitos para prevenir o problema, por exemplo, é muito importante eliminar os parasitas do ambiente em que o cachorro vive. Todo cuidado deve ser tomado com o local onde o cão dorme e passa o dia.

Entretanto, tem aqueles cães que costumam ir à rua, dar um passeio e isto faz com que eles fiquem expostos aos riscos. Outro exemplo, são os cachorros que vão muito à praia, ou praças frequentadas por outros animais.

Nestes casos o veterinário poderá optar por uma vermifugação mensal, principalmente por causa do dirofilariose, que é o parasita do coração.

Os vermífugos ajudam a combater uma série de doenças nos cães, por isto o tratamento deve ser seguido exatamente como o veterinário determinar e não há um padrão a ser seguido, uma vez que varia com a idade do cachorro, raça e até mesmo com o ambiente em que ele vive e seus costumes.

A vermifugação é indispensável para todos os cachorros, mesmo quando filhotes, então não deixe de levar seu amigo canino ao veterinário, para que assim ele possa sempre gozar de boa saúde.

Vermifugacao-Cachorro-02

LEIA TAMBÉM:

Vermifugação de Cachorros Filhotes: Preço, Dúvidas
Avalie esta postagem

Encontros Pet