Cuidados

Vermifugação de Gatos Filhotes Preço, Dúvidas

Quem tem gato em casa sempre fica muito atento em manter a vacinação em dia, mas só isto não basta, é preciso ficar atento à vermifugação, mesmo que eles ainda sejam apenas filhotes, caso contrário o felino poderá ter graves doenças.

O gato deve ser vermifugado desde filhote, pelo menos depois que completar 30 dias de vida, para que ele já comece a ter imunidade contra várias doenças que são provocadas por vermes.

Um das principais formas do gato se contaminar é quando ele sai para a rua e entra em contato com comida ou água infectada e como é quase impossível impedir que o felino saia para dar umas voltas, é muito importante ficar atento à vermifugação, entretanto não há um calendário a ser seguido, é preciso ir ao veterinário para que ele possa definir esta questão junto com você.

 

Vermifugacao-Gatos-02

O mais comum é que logo ao completar 30 dias de vida, o gato já recebe a primeira dose de vermífugo e a segunda é dada quando ele chegar aos 45 dias de vida. Depois, espera completar os 60 dias de vida do felino para então fechar o ciclo. Mas ao levar o seu gatinho ao veterinário, pode ser que o profissional faça a opção por dar vermífugo por um período maior, que pode chegar a até 6 meses, mas isto vai depender de uma série de fatores, por exemplo, o lugar onde gato vivo. A vermifugação pode ser dispensa se houver como realizar exame de fezes que venham a comprovar que não há nenhum tipo de parasita em seu felino.

Entretanto, é o veterinário que irá fazer esta avaliação e ver o que é mais indicado, pois ele ainda levará em consideração os hábitos do animal, seu estilo de vida e há também diferença entre os gatos que vivem em casa para aqueles que moram em apartamentos e por isto têm bem menos contato com as ruas.

Os gatos de apartamento geralmente recebem as doses de vermífugo a cada 6 meses, mas aqueles que moram em casas e estão sempre passeando pela vizinhança, podem ter que ser vermifugado pelo menos trimestralmente.

Quando o dono esquece de vermifugar o seu gato, ou não dá a devida atenção a esta questão, o animal pode enfrentar várias doenças, começar a perder peso, parar de comer, ficar fraco, apresentar queda na resistência e o quadro vi só complicando e corre o risco inclusive de vir a morrer.

Vermifugacao-Gatos-01

Se você acabou deixando esta questão de lado, se não sabia o quanto é importante e agora tem observado que o felino está apresentando alguns sintomas característicos, como diarreia, vômito, entre outros, pode ser um sinal de que ele já esteja com vermes. Outra característica que o felino pode apresentar é a de ficar esfregando o ânus o chão, este também é um sintoma de que está com verminose.

Leve o gato imediatamente ao veterinário para que ele possa verificar e prescrever o melhor tratamento.

O preço para vermifugação do gato depende muito, varia de cidade para cidade e até de um profissional para o outro. Por isto é sempre bom verificar o preço pelo menos em 3 lugares, caso você ainda não tenha um veterinário de sua confiança.

Vermifugacao-Gatos

 

LEIA TAMBÉM:

Vermifugação de Gatos Filhotes Preço, Dúvidas
Avalie esta postagem

Aqui você encontra tudo para o seu pet.

Pets Perdidos Adoções
Pets Perdidos Achados
Pets Perdidos Perdidos
Pets Perdidos Forum
Pets Perdidos Encontros
Pets Perdidos Serviços
Dra Talita Dal Evedove Lopes. CRMV-SP 26.406

Dra Talita Dal Evedove Lopes, Médica Veterinária (CRMV-SP 26.406)

Formada pela Universidade Anhembi Morumbi em 2009, pós graduada em clínica médica de pequenos animais, especializada em Acupuntura Veterinária, Homeopatia Veterinária, Floral e Reiki Veterinário.
Médica Veterinária do Centro Veterinário Manuel Lopes.
Responsável pelos conteúdos técnicos do Encontros Pet.
Envie sua duvida pra gente: [email protected]

Encontros Pet

Comentários