Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Como cuidar de um cachorro de rua?

Como cuidar de um cachorro de rua?

Encontrei um cachorro na rua e quero adota-lo, não sei o que fazer, como devo cuidar dele?

Muitas pessoas têm o nobre ato de cuidar de um cachorro de rua e realmente, está sendo preciso cada vez mais pessoas com atitudes assim, pois são muitos os cãezinhos abandonados, tanto nas grandes como também nas pequenas cidades, só que é preciso tomar certos cuidados nesta hora.

Quando encontramos um cachorro na rua e resolvemos levá-lo para casa, temos o sério problema de não ter a quem perguntar sobre o histórico de vida daquele cão. Não sabemos se ele possui alguma doença, se já foi agredido, por quantos traumas já passou, se é um animal mais dócil ou de forte temperamento, enfim, é preciso muito cuidado, do contrário, poderemos nos arrepender.

Como cuidar de cachorro de rua

Se você encontrar um cão na rua e for levá-lo para uma instituição, que passará a cuidar do animal, então não é preciso muitos cuidados, apenas fique atento no momento em que for se aproximar dele, pois o animal não sabe que você está ali para lhe ajudar. O cachorro de rua é muito maltratado, aprende a duvidar de tudo e de todos, então vá se aproximando devagar, observando a reação do animal.

Mas quem encontra um cão de rua e resolve levá-lo para casa, deverá primeiramente levar o animalzinho a um veterinário para que seja feita uma avaliação completa. O veterinário irá determinar quais as vacinas deverão ser aplicadas, fazer alguns exames, verificar se o cão está com alguma patinha quebrada, se está doente, se tem parasitas, infecções, lesões, ver a condição dos dentes, entre outras análises.

Você pode se sentir tentado a levar o cachorro direto para sua casa e lá, dar um banho caprichado nele, passar um bom perfume e assim já estará pronto para passear com o seu novo animalzinho de estimação, mas isto não é indicado.

O animal na rua pode adquirir doenças com muito mais facilidade, ele sofre muito, precisa passar pela avaliação de um profissional, antes de ir morar com uma família.

Depois que estiver com o cachorro já em sua casa, será preciso paciência para aprender a lidar com ele e também para que o animal possa se acostumar com a nova família. Para ele, todo mundo é estranho e a princípio, oferecem risco, pois na rua ele não recebia carinho de estranhos. Ensine as pessoas de sua casa a se aproximarem devagar do cão, dê tempo ao tempo, para que ele vá se acostumando.

Quando for levá-lo para um passeio, principalmente os primeiros, coloque focinheira para que não haja nenhum risco, caso ele estranhe alguém, ou queira correr atrás de carros, motos, ou até mesmo de outros animais.

O veterinário irá lhe dizer qual é a raça do cão que você encontrou na rua, a ideia media do animal e qual deverá ser sua alimentação, mas ao chegar em casa, faça uma pesquisa na internet. Procure conhecer mais sobre a raça do cachorro que você adotou, quais são os seus hábitos, do que ele gosta e também o que não gosta, para que assim fique mais fácil a convivência.

A partir daí, leve-o regularmente ao veterinário e dê ao cachorro muito amor e carinho, pois certamente ele vai retribuir com uma amizade verdadeira e fiel.

Leia Também:

Ler anterior

Por que Gatos fogem e voltam para casa?

Ler próxima

Como evitar que um cachorro morda tudo?

Deixe um comentário

11 + 13 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!