Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Arara Vermelha Grande: Preço, Curiosidades

Arara Vermelha Grande: Preço, Curiosidades

A Arara Vermelha Grande é encontrada tanto nas florestas brasileiras, como também do Paraguai, Argentina e do Panamá. Sua alimentação preferida são as frutas, coquinhos e as muitas sementes que encontra na mata. Também é conhecida pelo nome de “Aracanga”, palavra que vem do “Tupi” “Arara Vermelha”. Aqui no Brasil ela é encontrada principalmente na Amazônia, mas também pode ser vista na Bahia, Piauí e até em Minas Gerais e no Mato Grosso do Sul.

Mede cerca de 90 centímetros e pesa quase 2 quilos. Quando vai fazer seu ninho, procura sempre por árvores ocas, mas também pode optar por um buraco na rocha, o importante para ela é encontrar um local que ofereça segurança aos ovos.

arara-vermelha-01

Somente a fêmea da Arara Vermelha Grande fica no ninho chocando os ovos, ao macho cabe a tarefa de providenciar alimento tanto para a fêmea como também para os filhos quando nascerem. O casal se mantém junto por toda a vida.

A fêmea bota de 2 a 3 ovos e muitos dos filhotes acabam morrendo antes mesmo de deixar o ninho, sendo que algumas vezes é por predadores naturais, outros morrem de fome, quando o macho não consegue encontrar alimento próximo do ninho.

Em muitos lugares do Brasil onde sempre eram vistas, acabou desaparecendo, mesmo assim não chegou a ser considerada como “ameaçada de extinção”, pois ela desapareceu de pontos isolados, por exemplo, no Espírito Santo e também no Rio de Janeiro.

É quase impossível ver uma Arara Vermelha Grande voando sozinho, pois ela sempre está em bando ou pelo menos acompanhada. Fica quase sempre na copa das árvores mais altas de onde é possível ter uma visão de tudo que acontece a seu redor. Gosta de ficar principalmente em campos com árvores isoladas e também em buritizais.

No Paraná, a Arara Vermelha Grande chega a se alimentar de mais de 13 frutos diferentes, tanto de árvores nativas como também as mais exóticas e sempre fazem uso do bico afiado e dos pés para segurar o alimento.

É uma ave muito importante porque suas fezes acabam espalhando as muitas sementes pela floresta e assim vai cumprindo um importante papel ecológico.

arara-vermelha

É entre os meses de setembro a março que elas se reproduzem e demoram cerca de 30 dias para chocarem os ovos, mas durante esse período é muito comum que o casal acabe perdendo o ninho, seja para outras araras ou até mesmo para outras espécies de aves.

Os filhotes quando nascem apresentam pouca penugem e pesam menos de 40 gramas. São muito frágeis e precisam de total cuidado dos pais.

Durante o período de reprodução elas costumam ficar mais agressivas, pois sabem que vão enfrentar momentos difíceis, com alimentação reduzida e tendo que ficarem atentas o tempo todo para protegerem o ninho com os ovos.

Preço da Arara Vermelha:

O preço de uma Arara Vermelha Grande pode chegar a R$ 5 mil, mas é sempre muito importante certificar-se que a venda é feita dentro da lei e o estabelecimento tem autorização para comercializar estes pássaros.

 

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Arara Azul Grande: Preço, Curiosidades

Ler próxima

Jararaca Ilhoa: Características, Picada, Preço

Deixe um comentário

dois + catorze =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!