Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Banho e Tosa de Cães: Dicas e Curiosidades

Banho e Tosa de Cães: Dicas e Curiosidades

Se você tem um cãozinho em casa certamente quer vê-lo sempre bonito, limpinho e cheiroso. A higiene além de deixar o seu cão uma fofura vai ajudar também a cuidar da saúde do seu pet. Por isto o banho e a tosa são tão importantes na vida de um cão.

Boa parte das pessoas se preocupam apenas com o banho, mas a tosa também se faz necessária não apenas para deixá-lo com um lindo visual, mas também para cuidar melhor do pelo. O cãozinho que quase não toma banho e não passa por uma tosa regularmente, poderá ter pulgas, carrapatos e várias bactérias, vindo a apresentar doenças no pelo, na pele, doenças que poderiam ser evitadas com facilidade se o dono fosse mais cuidadoso. E não vale aquela desculpa que você não leva seu cãozinho para tosa e banho por causa do preço, porque depois vai ter que gastar muito mais para cuidar da saúde dele. Antes porém, de ir dar um banho no seu cão ou for levá-lo para uma tosa, é importante saber que cada cachorro tem um determinado tipo de pelagem e por isto, vão precisar de cuidados também diferentes.

Cachorro--tosado-01

Os cães com o pelo mais longo sempre são os que dão mais trabalho, pois é preciso fazer uma boa escovação regularmente para evitar que se formem aqueles nós. E a tosa será fundamental na época de calor, para o cãozinho não sofrer tanto nos dias de temperaturas mais elevadas. Lembre-se sempre que quanto mais fino e mais comprido for o pelo do seu cachorro, maior será o trabalho para mantê-lo limpo e bonito.

Veja abaixo um vídeo com a veterinária Talita do Encontros Pet dando algumas dicas de banhos:

Não podemos nos esquecer daqueles cachorros que possuem uma dupla pelagem, ou seja, eles têm os pelos comuns e mais os subpelos. Muita gente nem sabe disto. Estes cães desenvolveram esta dupla pelagem como forma de terem uma proteção extra e isto varia de uma raça para outra. Cães com este tipo de pelo também precisam de uma boa escovação regularmente, ainda mais se os pelos estiverem maiores, pois assim você irá evitar que fique acumulando pelos soltos. A frequência do banho e da tosa vão depender de uma série de fatores, por exemplo, a raça do cão, o comprimento do pelo e até a região onde você mora, se é um local de mais calor ou temperaturas mais amenas. E temos que prestar atenção ainda em outro fator importante, que é o de que alguns cachorros estão mais propensos a desenvolverem alguns problemas de pele.

Cachorro--tosado-02

Levantando todos estes dados, analisando as características, iremos definir então a frequência dos banhos e também das tosas. Todo dono de cachorro precisa conhecer profundamente os hábitos de seu animal, os cuidados que se deve ter, para que assim não faça nada que venha a se arrepender depois.

Você não pode definir os dias de banho do seu cão, baseando-se no que um amigo ou parente costuma fazer. Cada raça tem suas próprias necessidades e exigências para que o cuidado seja realmente feito de forma correta. E tem um outro detalhe muito importante ainda a ser levado em consideração na hora de definir a frequência de banhos e tosas para o seu cão, que é o dia a dia do seu pet. Tem animais que moram em apartamento e saem muito pouco, desta forma eles se sujam bem menos.

Cachorro--tosado-00

Assim como temos os cães que moram em casa, tem aqueles que ficam soltos no quintal e temos ainda os cachorros que possuem acesso fácil à rua, onde entram em contato com o mato, com outros cães e até com lixo. Tudo isto precisa ser levado em consideração para que você possa definir qual é a frequência ideal para banho e tosa em seu cachorro. Tenha um cuidado especial com a tosa que diferente do que muitos donos de cães pensam, ela não serve apenas para deixar o cachorro mais bonito, a tosa é para proteger o cão da temperatura mais elevada, ou então não realiza a tosa se estiver fazendo mais frio.

Cães que moram em casa, que ficam no quintal e principalmente na rua, devem ter os pelos mais curtos para facilitar a limpeza e dependendo da raça do animal a tosa precisará ser mais frequente. Compre os produtos certos para dar banho em seu cão e se for possível, converse com um veterinário a respeito, leve o seu cão para ele conhecer e lhe ajudar a definir a frequência certa para o banho e tosa de seu cãozinho.

Cachorro--tosado-03

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!