Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro com Dor de Ouvido: O que fazer?

Cachorro com Dor de Ouvido: O que fazer?

Meu cachorro está com dor de ouvido, o que posso fazer?

Se o seu cão apresentar uma coceira excessiva nas orelhas, se você notar que elas estão vermelhas, com mudança de espessura, entre outros sintomas, é bom ficar atento porque podem ser sinais de que o cachorro está com dor de ouvido!
Cachorro-com-dor-de-ouvido-003

Nos cães, a dor de ouvido é conhecida também como “Otite Externa” e causam um grande incômodo no animal que não sabe como lidar com o problema. É muito comum que o cachorro fique sacudindo a cabeça exageradamente, pois a dor no ouvido vai ficar incomodando-o todo o tempo e esta é uma tentativa dele para livrar-se do problema.

É muito comum encontrarmos “remedinhos caseiros” que são indicados por familiares, amigos e até vizinhos que já tiveram um cão com dor de ouvido e se sentem capazes de resolver o problema com uma simples dica. Apesar da boa vontade destas pessoas, a opinião delas deverá ser ignorada e o mais certo a ser feito é levar seu cachorro a um veterinário o mais breve possível para que este profissional possa fazer uma avaliação completa do problema e prescrever a medicação correta. Em cada cachorro é preciso uma avaliação específica e o procedimento adotado em um animal nem sempre será o mesmo adotado para outro!

A dor de ouvido em cães é causada por vários motivos e é bom conhecer bem as causas porque a prevenção continua sendo o melhor remédio. E uma das causas do surgimento da Otite é a falta de higienização feita de forma adequada. Muitos donos de cães, aliás, a grande maioria deles, fazem questão de dar um banho caprichado no animal, deixando-o bem limpinho e cheiroso mas simplesmente se esquecem de limpar as orelhas do cão. Com o passar do tempo a cera vai se acumulando, juntamente com a sujeira e o problema se torna inevitável!

A Otite também pode surgir devido ácaros, distúrbios glandulares no animal, doenças autoimunes, entre outros. E tem ainda o fato de que alguns cachorros possuem predisposição para ter o problema. E até um vento mais forte ou mais frio poderá provocar a dor no ouvido do cão. Como vemos, são muitas as causas e cada uma precisa de cuidados específicos, por isto não se deve aplicar um medicamento sem antes levar o cão a um veterinário. E tome muito cuidado na hora de dar banho em seu cachorro porque quando entra água no ouvido do animal, poderá desencadear uma dor de ouvido no cão, então é preciso tomar muito cuidado.

Cachorro-com-dor-de-ouvido-02

Assim que seu cachorro apresentar dor de ouvido, leve-o imediatamente a um veterinário pois se você ficar esperando é bem provável que haja uma evolução da inflação e aí o tratamento será bem mais difícil. Ao levar o cão a um veterinário e ele prescrever um creme ou até mesmo uma pomada para ser aplicada no local, é sinal que o problema não é tão grave, porém, se o profissional receitar comprimidos, é porque o problema já avançou bastante e os cuidados com o cão precisarão ser redobrados! Há casos em que é preciso utilizar até um ceruminolítico, no intuito de ajudar a reduzir a sujeira no ouvido do animal.

Cachorro-com-dor-de-ouvido-01

Se o caso for realmente muito grave, então o veterinário terá que tomar outras providências, por exemplo, providenciar uma lavagem otológica que não só limpa a região como também ajude a eliminar as bactérias que estão causando a inflamação para que assim o problema possa ser combatido com mais rigor e eficiência. Raríssimos são os casos em que se faz necessária uma intervenção cirúrgica, pois o animal pode correr o risco até de ficar surdo. O importante então é não ignorar os sintomas apresentados pelo cachorro com dor no ouvido. Assim que ele começar a dar sinais e você perceber que é dor de ouvido, já tome as providências necessárias para levar o cão a um veterinário.

Se você ficar utilizando remédios caseiros ou que foi utilizado por um amigo que lhe cedeu o resto que sobrou do tratamento de seu cão, além de adiar o tratamento do problema você poderá agravar ainda mais a situação! Até porque, o problema pode ser outro completamente diferente e você pensar que é dor de ouvido que está incomodando seu cão.

Cachorro-com-dor-de-ouvido-00

Não arrisque! Não coloque a saúde do seu bichinho de estimação em risco! Leve-o ao veterinário para que seja feita uma avaliação e aí sim, se for realmente dor de ouvido que o cachorro tem, seja iniciado o tratamento correto com a medicação adequada.

Leia Também:

Ler anterior

Conjuntivite Canina: Tratamento, Sintomas

Ler próxima

Calazar: Sintomas em Cães, Tratamento

Deixe um comentário

dez + dez =

raiane
Meu cão está tendo tipo uns repuxos no corpo(que vai da barriga ao rabo). O que pode ser isso?
outubro 9, 2017 4:41 pm
Dor de ouvido canina | Blog
[…] Encontros Pet, Pet Care, Um Como, Cachorro […]
janeiro 13, 2017 8:11 pm

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!