Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro com Asma: O que Fazer?

Cachorro com Asma: O que Fazer?

Meu cachorro tem asma, o que devo fazer?

Quando o cachorro tem asma precisa receber o tratamento adequado para que possa ter uma vida com mais qualidade e a situação poderá piorar se este animal reside em grandes centros urbanos e locais com grande concentração de poluição no ar.
cachorro-com-asma-04

O cachorro com asma tem grande dificuldade em respirar e passa a usar sua boca para garantir a respiração, ao invés da narina. Se você notar que seu cão está sempre de boca aberta para respirar, mesmo que não tenha feito nenhuma atividade física, então pode ser um sinal de que ele está com asma.

Geralmente a asma ataca mais no período noturno e os cães que sofrem com  problema tendem a acordarem com as vias respiratórias bastante congestionadas. Quando o cachorro sofre com a asma, ele fica cansado facilmente já que o oxigênio nem sempre é inalado o suficiente. Isto tende a fazer com que o animal procure ficar mais tempo dormindo e quando ele acorda irá se movimentar de forma mais lenta, justamente para evitar grandes esforços. A asma nos cachorros também é conhecida por”bronquite crônica” e para sorte deles e de seus donos, não é muito comum de aparecer, mas acontece e é preciso ficar atento.

O importante é que o dono do cão saiba como agir na hora das crises, pois se for muito grave poderá até mesmo levar o animal a óbito. A crise poderá vir por vários motivos, entre eles com o cheiro de tinta, cigarro, poeira, ou qualquer outra substância no ambiente que acabe por desencadear este episódio. As vias aéreas do cão ficarão bloqueadas pelo muco e o animal não conseguirá respirar. Isto irá provocar tosse seca, chiados e o animal poderá apresentar também uma respiração mais acelerada, com dificuldade. Observe se o abdômen está tendo movimentos intensos, pois esta é uma forma que ele encontrará para tentar respirar melhor.

cachorro-com-asma-03

A primeira atitude é retirar o cachorro do local, pois a crise de asma pode estar sendo provocada por algo que esteja por ali, então leve seu cão para um ambiente que esteja limpo e arejado. Importante também deixá-lo em um local mais calmo, pois a agitação apenas irá deixar o animal mais nervoso e piorar o quadro, já que ele irá respirar mais. Em casos mais graves o cão perde a consciência e a ajuda precisará ser ainda mais rápida para salvá-lo, sendo preciso fazer inclusive uma respiração artificial. Você deverá fechar a boca do cachorro e soprar duas vezes nas cavidades nasais do pet. Veja se o peito do cão infla sozinho, pois se isto não acontecer será preciso repetir o procedimento. Enquanto isto é feito alguém deve procurar por um veterinário urgente, que possa ir ao local e se não for possível, o cão é que deverá ser transportado até uma clínica o mais breve possível.

Cachorro-com-asma-02

O melhor tratamento para a asma é a prevenção, então não espere que algo grave aconteça. Leve seu cão ao veterinário para que o profissional possa prescrever os medicamentos que deverão ser usados. Siga a recomendação para que seu cãozinho possa ter uma melhor qualidade de vida. E no dia a dia, procure observar o que provoca a crise de asma em seu cachorro, assim você poderá evitar que ele entre em contato com estas substâncias, evitando que a asma ataque de forma grave e o pet corra risco de vida.

cachorro-com-asma-01

Leia também:

Ler anterior

Otite Canina: Sintomas, tratamento

Ler próxima

Cachorro com Diarréia: O que Fazer?

Deixe um comentário

catorze + 1 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!