Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro com Diarréia: O que Fazer?

Cachorro com Diarréia: O que Fazer?

Meu cachorro está com diarréia, o que fazer? O que pode ser?

Sempre que seu cachorro apresentar diarreia tome logo as devidas providências porque este é um problema sério! A diarreia indica claramente que o seu cão não está bem, podendo ser desde alguma coisa mais simples, mas também uma doença mais grave.
cachorro-com-diarreia

Nunca podemos ignorar a diarreia em um cachorro, achando que algo que ele comeu, ou simplesmente um problema passageiro. Todo sintoma é um aviso e a diarreia é o sinal de que algo mais sério já pode estar acontecendo. A diarreia pode ser ocasionada por uma simples mudança na dieta do animal, ou mesmo quando acontece dele ingerir um determinado alimento que não lhe faz bem.

Vermes e parasitas também podem desencadear o problema que exige uma rápida investigação, devendo o animal ser levado a um veterinário o quanto antes, pois se esperar demais o quadro pode até evoluir para algo mais grave! E o problema é justamente este, pois quando um cachorro está com diarreia, os donos destes animais não veem necessidade de levá-lo a uma clínica veterinária e preferem aguardar para verem se o cão irá melhorar sozinho. Acontece que se for sinal de um problema mais sério, quando você chegar a levar o animal para uma consulta, a situação poderá ter ficado bem mais complicada.

Cachorro com diarreia pode ser sinal de uma insuficiência renal, ou uma intoxicação e até mesmo um tumor no intestino ou uma Parvovirose. Neste caso é preciso que o animal seja medicado corretamente para se recuperar logo. O diagnóstico só pode ser dado por um veterinário, assim como a prescrição de todos os medicamentos e a forma como eles serão ministrados. Através da análise das fezes do cachorro já é possível fazer uma prévia avaliação do problema, basta observar se as fezes estão mais pastosas, se ficarão aquosas ou se estão com sangue que neste caso é conhecido como”melena”. Observe as fezes do seu animal para saber se elas apresentam alguma característica diferenciada, pois a simples mudança nas fezes já pode ser indício de algum problema. Estas informações deverão ser repassadas ao veterinário para que possa auxiliá-lo no exame que será feito em seu cachorro.

cachorro-com-diarreia

Dificilmente você tratará um cachorro com diarreia da forma correta, uma vez que é preciso tratar diretamente a causa do problema e neste caso, as causas são as mais diversas. É de fundamental importância que você leve o cão imediatamente a um veterinário para que ele possa fazer todos os exames e detectar o verdadeiro motivo. Enquanto não chega a hora de levar o animal para a consulta, é importante mantê-lo muito bem hidratado. Deixe-o em um local que tenha uma temperatura agradável e evite dar a ele alguma comida mais pesada. Se for demorar muito para consultar, alimente-o com um pouco de ração, de preferência a que ele já está acostumado, mas muito pouco, só para ele não ficar com fome até a hora de ir ao veterinário. E deixe bastante água para que ele possa ir bebendo e se ele não quiser a água, procure incentivá-lo a beber ao menos um pouco de cada vez.

No caso de filhotes ou animais mais idosos, a diarreia apresenta um risco ainda maior para a vida do animal e a visita ao veterinário deverá ser feita no menor tempo possível. É importante ressaltar ainda que no caso de diarreia, a comida deverá ser retirada imediatamente do animal, até porque, este pode ser o problema. Seja como for, procure marcar a consulta com o veterinário para o mais breve possível e se não for demorar muito, o melhor mesmo é retirar toda a comida de perto do animal. E durante a consulta, informe ao profissional tudo que está acostumado a dar ao seu cachorro nas refeições. Você pode ir dando ao cachorro, pequenas quantidades de soro caseiro, que já estará ajudando o animal a se manter mais hidratado.

cachorro-com-diarreia

A diarreia faz com que o cachorro perca muito líquido através das fezes, por isto é tão importante fazer com que ele beba bastante água. Quanto mais líquida for as fezes e quanto mais ele evacuar, mais rápida será a desidratação. E se você está dando bastante água para o cachorro e ele continua com diarreia, nem pense que o problema está resolvido porque você está repondo o líquido, não é assim que funciona. Você vai ter que dar muita água para seu cão, para poder amenizar o problema, até que ele possa ser atendido por um veterinário. Se você puxar a pele do cachorro, um pouco abaixo do pescoço e a pele demorar a voltar é porque o animal já está bastante desidratado e até correndo risco.

Não espere pelo pior! Leve o animal o quanto antes para ser atendido por um profissional que vai descobrir o real motivo e rapidamente entrar com o tratamento certo.

cachorro-com-diarreia

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro com Asma: O que Fazer?

Ler próxima

Virose Canina: Sintomas, Tratamento

Deixe um comentário

nove + 20 =

Cachorro Com Dor De Barriga: O Que Fazer? | Encontros Pet: Procure Cães E Gatos Perdidos
[…] o cachorro está com dor de barriga, por exemplo, os sintomas mais comuns são: diarreia, vômitos e pode ocorrer do animal perder o apetite e evitar brincadeiras, ficando quietinho em […]
julho 31, 2016 3:00 am

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!