Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Otite Canina: Sintomas, tratamento

Otite Canina: Sintomas, tratamento

Quais os sintomas da Otite Canina e qual o melhor tratamento?

Ver um cão coçar a orelha é normal, mas se observar que o animal está coçando demais o ouvido, fica sacudindo a cabeça e às vezes até chora ao fazer este gesto, saiba que isto pode ser por causa da”Otite Canina”.

otite-canina-01

Esta é uma doença muito comum entre os cachorros e ocorre quando há uma inflamação no conduto auditivo, que resulta no aumento da produção de cera, causando uma coceira excessiva, além de um cheiro muito forte. Tudo isto traz um grande desconforto para o animal e precisa ser tratado o quanto antes.

A princípio surge apenas uma inflamação que depois pode vir a se tornar uma infecção e o formato da orelha dos cachorros facilita o surgimento deste tipo de problema, pois estes animais possuem um canal muito comprido e que também é mais fechado. Isto é ideal para o surgimento e replicação de bactérias, fungos e ácaros. E como cada raça de cachorro possui formas e características diferentes, é claro que algumas raças possuem maior facilidade para desenvolver a Otite Canina, como por exemplo, os cães das raças Basset Hound, Golden Retriver, entre outras que possuem orelhas maiores.

Mas o dono do cachorro pode ser culpado pelo surgimento da Otite Canina, principalmente se não tomar cuidado na hora de lavar o animal. Se deixar a água entrar no ouvido do cão irá favorecer o surgimento desta doença, pois as bactérias e fungos precisam de lugares úmidos para se desenvolverem, então tome muito cuidado na hora de dar banho em seu cachorrinho. Há pessoas que colocam algodão nos ouvidos de seus cães e assim impedem que a água possam entrar, pois por mais que tomemos cuidado, o cão pode ficar inquieto e sem querer, deixarmos cair água dentro de sua orelha.

Os principais sintomas da Otite Canina são: o cão sente dor nos ouvidos e chora quando vai coçá-los, a orelha fica coçando todo o tempo, o ouvido do cão exala um forte odor, é possível notar cera em excesso, o cachorro está sempre balançando a cabeça como se estivesse tentando se livrar de algo. E pode acontecer do animal perder o apetite, justamente por causa da dor que o cão fica sentindo todo o tempo.

otite-canina-00

Mas para ter certeza que o problema é realmente a Otite Canina, um veterinário deverá ser procurado. Este profissional poderá fazer uma otoscopia que nada mais é que colocar um aparelho dentro do ouvido do cachorro para uma visualização completa do local. Também é coletada um pouco de cera para ser analisada no microscópio e ver se há presença de fungos ou bactérias. E há outros exames que poderão ser solicitados pelo veterinário, dependendo da situação em que o cachorro se encontra. Por isto é tão importante que tão logo o problema seja percebido, mesmo não tendo certeza que se trata de uma Otite Canina, o cachorro seja levado imediatamente a um veterinário.

otite-canina-03

O tratamento da Otite Canina será informado pelo veterinário que poderá optar por medicamentos aplicados diretamente no ouvido do cão, além da limpeza de todo o local. Só que o tipo de tratamento indicado para combater a Otite Canina dependerá muito dos resultados apresentados pelos exames feitos, pois para cada caso é indicado um tratamento diferente, por exemplo, tratando-se de uma otite bacteriana, então o tratamento irá ser à base de antibiótico.

O que o dono de um cão não pode fazer de forma alguma é usar medicamentos por própria conta, até porque, a coceira no ouvido pode ser algo momentâneo, não sendo necessária nenhuma intervenção. Da mesma forma que não se pode ignorar o problema achando que é só uma coceirinha passageira. Ao perceber seu cão incomodado com algo em seu ouvido, a primeira suspeita é de Otite Canina e o veterinário deverá ser consultado imediatamente. Saiba que a Otite Canina quando não tratada, ou tratada de forma inadequada, pode evoluir para uma Otite grave e traz inclusive algumas alterações neurológicas para o cachorro.

Quando é resultante de uma infecção, a Otite Canina tem como sintoma a presença de pus e o uso de antibióticos é indispensável para o tratamento. No caso da Otite provocada por Fungos, nota-se uma secreção mais escura. A Otite Canina causada por carrapatos ou ácaros também requer uso de medicamentos específicos em seu tratamento.

otite-canina-02

E há os casos onde o cachorro possui predisposição genética para o problema, comum entre cães com grandes orelhas, ou orelhas mais caídas e peludas. O veterinário poderá lhe dizer exatamente qual o tipo de Otite Canina, o tratamento certo e assim você poderá cuidar melhor de seu cachorro, afinal, ele merece este cuidado.

Leia Também:

Ler anterior

Gato Assustado: O que Fazer?

Ler próxima

Cachorro com Asma: O que Fazer?

Deixe um comentário

15 + 12 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!