Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Conjuntivite Canina: Tratamento, Sintomas

Conjuntivite Canina: Tratamento, Sintomas

Meu Cachorro está com Conjuntivite, quais os sintomas e tratamento?

Cada vez mais comum entre os cães, a “Conjuntivite Canina” merece todo cuidado do dono do pet, para que o problema não se agrave.
Cachorro-com-conjutivite-00

Geralmente a Conjuntivite Canina ocorre mais facilmente nos cães que andam de carro e ficam com a cabeça para fora da janela, recebendo todo o vento diretamente nos olhos, porém, mesmo que seu cãozinho nunca tenha andado de carro, ele poderá sim, ter a visão infectada. A Conjuntivite Canina quando afeta um cachorro, pode se agravar porque a princípio o dono nem chega a perceber o problema, ou até percebe que o animal está com os olhos irritados, mas acaba não dando a devida importância. Somente quando a doença já está bastante avançada é que leva o pet ao veterinário, o que dificulta o tratamento.

Esta é uma doença seria, que pode até deixar o seu cãozinho cego! Se perceber que o animal está com os olhos irritados, não espere a situação complicar para certificar-se que é realmente a Conjuntivite Canina, leve o cachorro ao veterinário o quanto antes. A função das mucosas é dar proteção aos olhos do cachorro, estando localizadas logo abaixo das pálpebras. Têm uma coloração rosada mais clara e a conjuntivite é a inflamação das conjuntivas. Esta inflamação pode acontecer por vários fatores, por exemplo, poluição, corpos estranhos nos olhos do animal, funções climáticas, entre outros fatores. Diferente do que acontece no ser humano, a conjuntivite nos cães não é contagiosa, então não precisa isolar o cachorro.

Os cães dos grandes centros urbanos estão mais vulneráveis a esta doença, pois a poluição é um dos principais fatores que causam o problema e o risco pode ser ainda maior se você morar próximo a uma rua ou avenida que apresente um maior movimento no trânsito. A Conjuntivite Canina pode surgir também devido a uma ventania mais intensa, alérgenos alimentares, perfumes e até pólen. É fácil reconhecer os sintomas da Conjuntivite Canina, pois os olhos do cachorro ficam bastante inchados e muito vermelho também. Outro sintoma típico desta doença é o corrimento incessante. Assim que perceber estes sintomas nos olhos do seu cão, não fique esperando na expectativa de que poderá melhorar, pois a tendência é que piore cada vez mais. O cachorro precisa ser levado a um veterinário o quanto antes. Devemos ressaltar que a Conjuntivite Canina pode indicar uma doença muito grave no seu cão que é a “Cinomose“, por isto é tão importante que o veterinário verifique o problema e faça todos os exames necessários para que você possa ficar tranquilo.

Às vezes acontece do cãozinho ficar com dificuldade para abrir os olhos e isto já pode ser um sintoma da doença. Ignorar este ou qualquer outro sintoma que seu cachorro apresentar é um grande erro, porque toda doença tratada logo no início tem muito mais chance de ser curada logo. A Conjuntivite Canina pode levar o seu cachorro à cegueira e com certeza não é isto que você quer para o seu grande amigo peludo. Se você levar o seu cãozinho para consultar logo no início da “Conjuntivite Canina”, o tratamento é bem simples, basta usar um colírio que o profissional irá prescrever, manter os olhos do pet sempre limpos utilizando soro fisiológico e se estiver em um estágio mais avançado será preciso fazer uso de antibióticos. Seguindo corretamente tudo que o médico lhe disser, seu cãozinho estará bom logo, logo e terá uma vida normal.

Cachorro-com-conjutivite-01

O tratamento só pode ser feito por um veterinário que chega em alguns casos a realizar exames que utilizem raspados da conjuntiva. Ou então o profissional pode colher a própria secreção para exame. Os resultados comprovarão se é uma doença de origem alérgica, viral, se tinha um corpo estranho no olho do animal ou se a causa é bacteriana. E para cada resultado será prescrito um tratamento diferente. Como vemos, não podemos utilizar um colírio qualquer, quando percebermos que o cão está com os olhos vermelhos, pois não sabemos o que realmente está provocando o problema. De acordo com os resultados dos exames realizados em seu pet, o veterinário poderá indicar o uso de colírios ou até mesmo pomadas, ou como já dissemos, antibióticos para os casos mais graves.

Fazer compressas de água morna ajudará a manter o local limpo, além de aliviar a coceira que tão incomoda o animal. Fique atento para que o cão não fique esfregando a patinha nos olhos, pois isto irá contaminar a região que já está problemática.E verifique também se há alguns pelos caindo nas pálpebras e se houver, retire-os, pois é preciso cuidar bem dos olhos do seu cachorro, para que o problema possa ser resolvido o mais breve possível.Cachorro-com-conjutivite-02

 

Leia Também:

Ler anterior

Virose Canina: Sintomas, Tratamento

Ler próxima

Cachorro com Dor de Ouvido: O que fazer?

Deixe um comentário

3 × 3 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!