Pulgas e Carrapatos podem surgir em qualquer cachorro, mesmo aqueles que ficam sempre dentro de casa, por isto é importante saber o que fazer nesta hora porque quem tem um cão certamente terá que enfrentar esta situação em algum momento.
Geralmente os carrapatos são mais fáceis de serem localizados no pelo do animal, basta pegar o seu cachorro e procurar com calma que certamente você irá encontrar, caso ele esteja infectado.
Geralmente as pulgas e carrapatos ficam nas partes mais protegidas do cachorro, por exemplo, nas orelhas, virilha, entre os dedos e até mesmo nas axilas, mas podem ser vistos por outras regiões. Dependendo do número de pulgas e carrapatos que estiverem no cachorro, ele ficará quase que o tempo todo se coçando e este é o principal sinal de que você precisa agir e rápido.
E se o primeiro passo é confirmar a presença de pulgas e carrapatos no cachorro, o segundo passo é eliminá-los e não basta ficar tirando um por um, é preciso eliminá-los da forma correta.
Quando você retira o carrapato de forma errada, a “boca” pode ficar presa à pele do cão e isto irá causar irritação e até mesmo uma futura infecção. O certo é usar um produto próprio para matar estes carrapatos e aí sim, estará resolvendo o problema corretamente, pois desta forma eles irão se soltar naturalmente do cão.
Só que isto não resolve o problema definitivamente porque o carrapato ainda na fase de larva, se alimenta do sangue do cachorro, mas depois ele sai do animal e no meio ambiente em que o cão vive, irá colocar seus ovos, seja nas frestas das paredes, piso, caixas, panos, ou qualquer outro local propício. Esta fêmea poderá depositar até 3 mil ovos e em seguida ela morre, só que vai deixar um problemão para você resolver, porque estes ovos irão eclodir e as larvas que nascerem vão atrás do cachorro em busca de alimento.
Conhecendo bem o ciclo do carrapato você irá notar que na verdade ele fica pouco tempo no cão, permanecendo mais no meio ambiente próximo ao animal.
Então, além dos cuidados com o animal será preciso também eliminar estas pragas do local onde o cão dorme, brinca e passa a maior parte do dia.
E mesmo quem mora em apartamento precisa ficar atento ao surgimento de pulgas e carrapatos, pois basta passear com o cão pela calçada que ele já será alvo destas pragas e elas serão transportadas para dentro do apartamento e lá vão se procriar.
Para se ver livre definitivamente das pulgas e carrapatos, precisará localizar onde está o foco da infestação, porque se for no vizinho ou em um lote vago do lado de sua casa, então o problema continuará. Mesmo que você mantenha seu cão limpo e bem cuidado e o ambiente protegido, em pouco tempo as pulgas e carrapatos estão visitando sua residência em busca do sangue do seu cachorro.
No vídeo abaixo a Dra Talita tem algumas dicas para quem tem um cãozinho com pulgas:
No mercado você encontra facilmente os produtos que precisa para proteger seu amigão. Tem xampu e sabonetes anti carrapatos e até coleiras que são ótimas para ajudar a manter seu pet protegido, entretanto, o ideal é levar seu cão a um veterinário para que ele possa lhe indicar os produtos que deverá usar e como usar, evitando assim que eles causem algum problema ao seu cachorro.
LEIA TAMBÉM:
Nenhum comentário encontrado.