Cachorro com Pulgas e Carrapatos: O que Fazer?

Cachorro com Pulgas e Carrapatos: O que Fazer?

Pulgas e Carrapatos podem surgir em qualquer cachorro, mesmo aqueles que ficam sempre dentro de casa, por isto é importante saber o que fazer nesta hora porque quem tem um cão certamente terá que enfrentar esta situação em algum momento.

Cachorro-pulgas

Geralmente os carrapatos são mais fáceis de serem localizados no pelo do animal, basta pegar o seu cachorro e procurar com calma que certamente você irá encontrar, caso ele esteja infectado.

Geralmente as pulgas e carrapatos ficam nas partes mais protegidas do cachorro, por exemplo, nas orelhas, virilha, entre os dedos e até mesmo nas axilas, mas podem ser vistos por outras regiões. Dependendo do número de pulgas e carrapatos que estiverem no cachorro, ele ficará quase que o tempo todo se coçando e este é o principal sinal de que você precisa agir e rápido.

E se o primeiro passo é confirmar a presença de pulgas e carrapatos no cachorro, o segundo passo é eliminá-los e não basta ficar tirando um por um, é preciso eliminá-los da forma correta.

Cachorro-pulgas-02

Quando você retira o carrapato de forma errada, a “boca” pode ficar presa à pele do cão e isto irá causar irritação e até mesmo uma futura infecção. O certo é usar um produto próprio para matar estes carrapatos e aí sim, estará resolvendo o problema corretamente, pois desta forma eles irão se soltar naturalmente do cão.

Só que isto não resolve o problema definitivamente porque o carrapato ainda na fase de larva, se alimenta do sangue do cachorro, mas depois ele sai do animal e no meio ambiente em que o cão vive, irá colocar seus ovos, seja nas frestas das paredes, piso, caixas, panos, ou qualquer outro local propício. Esta fêmea poderá depositar até 3 mil ovos e em seguida ela morre, só que vai deixar um problemão para você resolver, porque estes ovos irão eclodir e as larvas que nascerem vão atrás do cachorro em busca de alimento.

Conhecendo bem o ciclo do carrapato você irá notar que na verdade ele fica pouco tempo no cão, permanecendo mais no meio ambiente próximo ao animal.

Então, além dos cuidados com o animal será preciso também eliminar estas pragas do local onde o cão dorme, brinca e passa a maior parte do dia.

Cachorro-pulgas-01

E mesmo quem mora em apartamento precisa ficar atento ao surgimento de pulgas e carrapatos, pois basta passear com o cão pela calçada que ele já será alvo destas pragas e elas serão transportadas para dentro do apartamento e lá vão se procriar.

Para se ver livre definitivamente das pulgas e carrapatos, precisará localizar onde está o foco da infestação, porque se for no vizinho ou em um lote vago do lado de sua casa, então o problema continuará. Mesmo que você mantenha seu cão limpo e bem cuidado e o ambiente protegido, em pouco tempo as pulgas e carrapatos estão visitando sua residência em busca do sangue do seu cachorro.

No vídeo abaixo a Dra Talita tem algumas dicas para quem tem um cãozinho com pulgas:

No mercado você encontra facilmente os produtos que precisa para proteger seu amigão. Tem xampu e sabonetes anti carrapatos e até coleiras que são ótimas para ajudar a manter seu pet protegido, entretanto, o ideal é levar seu cão a um veterinário para que ele possa lhe indicar os produtos que deverá usar e como usar, evitando assim que eles causem algum problema ao seu cachorro.

Cachorro-pulgas-03

LEIA TAMBÉM:

Como dar remédio para cães e gatos ? Ler anterior

Como dar remédio para cães e gatos ?

Cachorro pequinês preço, valor de venda, valor médio Ler próxima

Cachorro pequinês preço, valor de venda, valor médio

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!