Acho que meu cachorro sofre de infecção urinária, como tratar ou o que fazer?
Não são apenas os seres humanos que sofrem com a infecção urinária, este é um problema que afeta também os cães e eles contam com a ajuda dos seus donos para não sofrerem, só que muitas pessoas não se dão conta do quão grave é a situação e nem percebem o quanto seus animais sofrem com este tipo de problema.
A infecção urinária afeta todo o sistema urinário do cachorro, desde a uretra, ureteres, rins, bexiga e o quadro vai se agravando à medida que não se recebe os devidos cuidados. Exames de rotinas devem ser realizados e as visitas ao veterinário nunca devem ser adiadas, pois prevenir é sempre a melhor solução.
Um dos principais motivos para o surgimento da infecção urinária em cachorros é a entrada da bactéria que consegue acesso pela uretra, sendo que as fêmeas estão mais propícias a terem a doença, mas isto não quer dizer que os machos estão livres, pois eles também podem passar por este problema.
Alguns outros fatores também podem favorecer o surgimento da infecção urinária, por exemplo, os cães que “cruzam” com cadelas que não possuem procedência, ou o contrário, quando a cadela mantém relação com um cão que não está sendo devidamente cuidado.
Cachorros que ficam em locais sujos também estão mais propícios a terem infecção urinária, principalmente as cadelas que tem a parte genital mais exposta e pode ser a porta de entrada para a bactéria. Quando o animal tem imunidade baixa também facilita o surgimento da infecção, por isto a saúde do cão precisa estar em dia, com as vacinas atualizadas, praticando atividade física e ter uma alimentação adequada.
SINTOMAS DE UM CÃO COM INFECÇÃO URINÁRIA
São vários os sintomas apresentados por um cachorro com infecção urinária e nem sempre o animal irá apresentar todos os sintomas, então é preciso muito cuidado ao diagnosticar o problema e somente um exame laboratorial poderá confirmar de fato que se trata de uma infecção urinária. Entre os principais sintomas apresentados pelo cão com infecção urinária, estão:
O cachorro passa a urinar em locais diferentes do que estava acostumado.
A urina passa a ter uma coloração mais escura e muitas vezes apresenta sangue.
O odor da urina também muda e fica bem mais forte do que de costume.
O animal pode sentir fortes dores na hora de urinar.
Quanto antes o seu cachorro for levado a um veterinário será melhor, porque assim dá tempo de iniciar o tratamento antes que a infecção se espalhe, chegando a atingir até mesmo os rins e aí ficará bem mais difícil. Apesar do dono do cão ter o dever de observar o comportamento de seu animal e possíveis sintomas, somente o veterinário está preparado para fechar o diagnóstico, mas é importante relatar ao profissional tudo aquilo de diferente que tiver observado. E nunca use remédios caseiros ou aqueles indicados por amigos e familiares, o veterinário é quem irá prescrever o medicamento certo que dependerá do estado em que se encontra o animal e o nível da infecção.
Leia Também:
- Cachorro com Hemorragia: O que fazer?
- Cachorro com Dor de Ouvido: O que fazer?
- Toxoplasmose Canina: Sintomas, Como Prevenir
Nenhum comentário encontrado.