Cachorro não quer comer: O que Fazer?

Meu cachorro não quer comer e nem beber água, o que pode ser e o que fazer quando isso ocorre? Veja abaixo nesse post que escrevemos para quem passa por esse problema.

O cachorro é considerado o melhor amigo amigo do homem, e essa qualificação não é a toa, já que eles nos trazem muita felicidade e Paz interior. Por isso devemos sempre verificar se esta tudo bem com nosso animalzinho, recopensando humildimente por todo carinho e dedicação que eles nos dão ao longo de suas vidas. Por isso o mínimo que podemos fazer é oferecer uma ração de boa qualidade, água filtrada e fresca, local aconchegante e arejado para ele dormir, proteger contra pulgas e carrapatos, e principalmente leva-lo com periodicidade ao veterinario para o controle vacinal e sempre que o animalzinho apresentar qualquer sintoma diferente.            

Não recomendo deixar alimentação a vontade para os animais. Acredito que eles precisam se alimentar em horarios definidos (como nós mesmos, que temos hora certa para nos alimentar. Essa rotina faz bem ao animal tanto por uma questao disciplinar (importante para os cães saber em que local da matilha ele se insere), e ate por uma questao de saúde.

Cachorro não quer comer: O que Fazer?

Todos nós sabemos que os cães nao se alimentam na nossa ausencia. Costumo ouvir dos clientes : -Doutora o Bob fica sem comer o dia inteiro, só come quando chego em casa. E essa é uma grande verdade. Agora vamos pensar um pouco. Se a ração fica ali o dia inteiro, significa que nosso animalzinho come uma ração velha, sem gosto, murcha, sem sabor, correto? Alem do que essa ração exposta, alem de não ser palatável, também esta sujeita a contaminação por vírus, fungos e bactérias.

Meu cachorro não quer comer o que posso fazer?

Por isso minha recomendação é alimentar meus pacientes de 2 a 3 vezes ao dia (dependendo da raça e idade do animal), não deixando a ração a vontade.

Fazendo isso o animal comerá sempre uma ração fresca, crocante e saborosa, e o dia em que oferecermos a ração e o animal nao comer, ai sim temos que ficar atentos a possiveis sintomas que nosso cãozinho esta apresentando. Se essa anorexia persistir, é hora de levar seu animal ao veterinário, e descobrir a causa dessa falta de apetite.

Cachorro não quer comer: O que Fazer?

Há varias causas de anorexia nos cães, por isso é sempre necessario levar a um profissional qualificado para descobrir a causa e receitar o tratamento recomendado.

Há vários fatores que levam o animal a parar de comer e é preciso ficar atento e procurar observar todos os detalhes para descobrir a causa.

Algumas pessoas acreditam que essa anorexia seja por falta de interesse pela ração ou ate mesmo que enjoou do sabor. Lembre-se que se vc resolver trocar de ração, essa troca tem que ser feita gradativamente por no minimo 10 dias, evitando assim uma intoxicação intestinal.

Muitas infecções, virose, ingestão de corpo estranho e outras afecções podem causar essa falta de apetite no cão. Por isso que é de extrema importância que seu cão esteja devidamente vacinado pois a maioria das doenças virais (cinomose, parvovirose,…)  causam febre, e essa hipertermia faz com que o animal fique prostrado, com pouco ou nenhum apetite. Infelizmente essas doenças costumam ser fatais, podendo levar o animal a óbito.

As doenças são acompanhadas por sintomas como febre, diarreia, tosse, por isto é tão importante ficar atento às mudanças que o animal apresenta.

Alguns cães saudáveis tambem podem diminuir o apetite, porém estao com a saúde boa, com todas as vacinas em dia. E esse comportamento de falta de apetite pode ser simplesmente tristeza ou solidão. Algumas raças sao muito afetivas, que precisam de mais atenção que as outras demais raças. Por isso que é muito importante saber a raça que vai comprar pois alguns cães necessitam de cuidados mais íntimos, e oferecer apenas comida e água, e deixa-lo muitas horas do dia sozinho, pode ser suficiente para desenvolver essa anorexia sem causa específica.

Cachorro não quer comer: O que Fazer?

O cão gosta de se alimentar em um local calmo, arejado, longe de crianças que possam o importunar, longe da bagunça e do barulho, e principalmente longe do local onde faz suas necessidades fisiológicas.

Agora se seu cão esta com falta de apetite, e algum outro sintoma diferente como vômito, diarréia, prostração, ele deve ser levado imediatamente ao veterinário, pois apenas este profissiona, após avaliação física e laboratorial podera dizer se o animal esta com alguma doença, ou se esses sintomas estao relacionados a tristeza ou depressão.

Ficou com mais Dúvidas? Nos escreva.

Leia Também:

 

Cachorro não quer comer: O que Fazer?
Avalie esta postagem

Encontros Pet