Cachorra no CIO: Cuidados, Sintomas

Cachorra no CIO: Cuidados, Sintomas

Quem tem uma cachorra no cio fica com muitas dúvidas, quais os sintomas e quais cuidados tomar estão entre eles, outro muito comum é se o animal sente dor ou pode tomar banho, veja essas e outras questões respondidas abaixo:

O cio de uma cachorrinha demanda uma série de cuidados e não pode ser visto apenas como uma “fase” na vida do animal, uma vez que cada cachorro reage de uma forma e é preciso ficar atento para evitar certas complicações.

A partir do 6º mês de vida a cadelinha já começa a passar pelas fases de cio e isto poderá ocorrer em média, a cada 6 meses, mas este período pode variar de uma cadela para outra.Geralmente, nos cães de grande porte, o início do cio demora um pouco mais, enquanto que nos cães menores ele geralmente acontece mesmo no período mencionado.

Se o cio não é um momento muito agradável para o dono, saiba que também não é nada confortável para a cachorrinha, então é bom ter paciência e procurar compreendê-la.

Cachorra no CIO: Cuidados, Sintomas

Muitos donos de cães acham que é bobagem se preocupar com os cuidados que se deve ter para com uma cadela no cio, mas olhando pelo lado que o animal possa a ter algumas complicações físicas e comportamentais, podemos dizer que é importante sim, ter um cuidado a mais com o animal nesta fase.

A cachorrinha quando entra no cio fica bem mais agitada, mas há cães que ficam mais dengosos, enquanto que outros ficam chorando. Se o animal é muito novinho, mesmo que entre no cio ele não está preparado para gerar os filhotes e isto seria uma ameaça tanto para a cadela como também para seus filhotinhos.

Quem não tem intenção de ter filhotinhos deve procurar um veterinário para que ele castre a cadelinha antes mesmo que ela entre no primeiro cio. Com isto você vai evitar uma série de transtornos e ainda estará protegendo seu animalzinho de estimação, diminuindo os riscos de graves doenças, entre elas o câncer de mama, o câncer de útero, entre outras.

Quanto mais você demorar para castrar sua cachorrinha, maiores serão as chances dela desenvolver uma doença grave. Por isto, quando levar uma cadelinha para casa é bom já decidir se irá ou não querer filhotes e se não for querer, providencie o quanto antes que seu pet seja castrado.

Sempre que a cadela entra no cio ela exala um odor que irá atrair os cães machos, pois ela estará avisando a eles que está pronta para ter filhotes e isto ocorre geralmente duas vezes por ano. Isto varia muito, pois há cadelas que entram no cio a cada 6 meses, outras a há cada 8 meses, podendo variar de acordo com a raça, tamanho do animal, entre outros fatores.

Um dos grandes problemas para os donos de cadelas é manter os cães machos bem distante, principalmente quem não quer filhotes, ou se é o primeiro cio da cachorrinha e neste caso não é aconselhável que ela já tenha relações com um cachorro, é sempre bom esperar o terceiro cio ou pelo menos que ela complete 2 anos de vida.

Você pode evitar sair com sua cadelinha na rua, só que mesmo assim o cheiro exalado por ela vai atrair os animais da vizinha que poderão ficar rondando sua casa ou uivando durante toda a noite.

E se tiver que sair com sua cachorrinha, tome cuidado não só com os machos que irão se aproximar dela, mas principalmente com as fêmeas que poderão se aproximar para brigar e acabar machucando seu animalzinho.

Cachorra no CIO: Cuidados, Sintomas

Para melhor cuidar de sua cadela, enquanto ela estiver no cio, não deixe ela ficar no jardim ou na parte da frente de sua casa, pois isto vai atrair ainda mais os cães machos do bairro. E se for preciso, mude até o horário de sair com ela para um passeio, tentando evitar que ela encontre com outros cães pelo caminho.

Um dos mitos espalhados por aí é que não se pode dar banho quando a cachorra está no CIO, o indicado é apenas que se tome os cuidados necessários e evite os banhos nos primeiros dias do sangramento, pois ela irá se sujar novamente.

Na época do cio a cadela fica mais nervosa, então procure ser mais paciente. As regras da casa devem continuar sendo cumpridas, mas lembre-se que a cachorrinha está passando por uma “fase” onde os hormônios causam stress e ela precisa de sua compreensão.

Lembre-se que a castração nunca deve ser feita durante o cio. Se você está arrependido agora, paciência! Espere o cio chegar ao fim para então poder tomar as providências, pois durante o cio a castração se torna um grande risco.

E o uso de anticoncepcionais jamais deve ser utilizado pois causa problemas de tumor de mama nas cadelas e gatas.

O ideal é castrar a fêmea antes do primeiro cio, aumentando a sobrevida do animal em ate 4 anos, alem de evitar tumores de mama, infecções de útero e gravidez psicológica.

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!