Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Vomitando: O Que Fazer? Pode Ser?

Cachorro Vomitando: O Que Fazer? Pode Ser?

Seu cachorro está vomitando espuma branca, amarelo ou sangue? Não sabe o que fazer ou o que pode ser a causa? Leia nosso post abaixo:

Qualquer coisa que acontece com nosso animalzinho nos deixa muito preocupado, e não é por menos pois cada sintoma diferente nos alerta algum problema que esteja acontecendo de anormal. Vomitar (êmese) por exemplo, é um sintoma que nos assusta muito e dependendo do tamanho do animal pode levar ate a desidratação, e as providencias tem que ser tomadas rapidamente.

Alguns proprietários encaram o vomito como um sintoma não tão grave, dizendo que pode ser uma indisposição ou algo de diferente que o animalzinho possa ter comido. Após vomitar o cão fica mais prostrado (quieto) e em pouco tempo já estará bom novamente.

Cachorro Vomitando: O Que Fazer? Pode Ser?

De fato isso realmente pode acontecer, porem o único que pode dizer o que esta acontecendo é o Médico Veterinário, que após a realização de um bom exame físico (e se necessário exames complementares) poderá dizer o verdadeiro prognóstico. E quanto antes for descoberta a causa do vomito melhor para a recuperação do animal, facilitando para o tratamento e cura completa.

Vários fatores podem levar a êmese (vomito), dentre eles esta a ingestão de alimentos inadequados (alimentação irregular), corpo estranho (ingestão de brinquedo, plástico, linha), ingestão de alimentos que podem intoxicar (chocolate, cebola), ingestão de produtos de limpeza ou inseticidas. Alguns cães podem tossir e seguidamente vomitar. Cuidado com a tosse excessiva pois também pode indicar uma doença cardíaca.

Cachorro Vomitando: O Que Fazer? Pode Ser?

Alem do vomito indicar que algo esta acontecendo com seu animalzinho, dependendo da quantidade, do tamanho do cão e a temperatura que estiver, este animal pode ficar desidratado e levar ao coma, dificultando o trabalho do veterinário para a realização de fluidoterapia (soro), agravando ainda mais o quadro.

Se você não puder levar rapidamente ao veterinário, certifique-se que seu animal esta tomando água, caso contrario de soro caseiro para seu animalzinho não desidratar. Apenas tome cuidado para não forçar o soro e induzir ainda mais o vomito. Importante: este soro não isenta o animal de ser levado ao veterinário!!!

É importante observar a cor do vomito (amarelado, esbranquiçado, parecendo uma baba, com sangue,…), se tem sangue….. Essas informações são muito importantes para o veterinário.

Casos onde o animal vomita sem parar, ou com sangue, pode indicar uma úlcera, ou então doenças virais como a Parvovirose, Cinomose ou então alguma verminose ou Giárdia.

Por isso não auto medique seu animal e não deixe passar desapercebido esse sintoma. O quanto antes for diagnosticado a causa do vomito, melhor para seu animalzinho se recuperar e voltar com sua saúde ao normal.

Mais duvidas? Nos pergunte, tentarei esclarecer todas as dúvidas o mais breve possível.

Dra. Talita, Veterinária do Centro Veterinário Manuel Lopes.

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Tremendo: O Que Pode Ser?

Os principais alimentos proibidos para cães Ler próxima

Os principais alimentos proibidos para cães

Deixe um comentário

treze − 7 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!