Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro tem Dente de Leite?

Cachorro tem Dente de Leite?

Cachorro tem dente de leite como humanos? O dente de leite, ou primeira dentição, é quando surgem os primeiros dentes e estes merecem cuidados especiais. Com o passar do tempo estes dentes caem e em seu lugar surgem os dentes permanentes. Pelo menos é assim que funciona em nós, seres humanos.

Cachorro-dente-de-leite-01

E nos cachorros, será que também é assim? Os cães têm dente de leite?

Apesar de muitos acharem que com os cães é diferente, a verdade é que eles também possuem dente de leite e também precisam de cuidados especiais para terem uma boa saúde bucal. Entre nós humanos e os cães há muita coisa em comum, inclusive os dentes de leite. Se você tem um cachorrinho ou se vai ganhar um, é bom ficar atento porque estes animaizinhos nascem banguelas e depois da terceira semana já começam a mostrar seus primeiros dentinhos que são “dente de leite”.

Nesta primeira etapa da vida do cão, ele terá 28 dentes que pouco a pouco vão caindo para nascerem os dentes definitivos. O dente de leite do cachorro dura mais ou menos até seu quarto mês de vida, mas é importante ficar atento que este período varia de um cão para outro. Estes primeiros dentes não são tão fortes quanto os que virão em seguida, mas também são bem afiados, aliás, o dente de leite do cachorro é muito mais afiado que o definitivo que já nasce mais arredondado. E dos 28 dentes iniciais, a dentição final contará com um total de 48.

Cachorro-dente-de-leite-03

Mas entre os cães há várias exceções e elas acontecem na maioria das vezes nas raças miniatura, por exemplo: Pinscher, Yorkshire Terrier, Shih-Tzu, Poodle, entre outras. Nestas raças pode acontecer com maior frequência do dente de leite não ser eliminado de forma natural quando os dentes definitivos começam a nascer e isto traz muitos transtornos para o animal. Neste caso é preciso levar seu cãozinho a um veterinário para que os dentes possam ser extraídos, mas é importante que seja um “dentista veterinário” que é um profissional especializado e poderá fazer uma avaliação precisa do pet. O cachorro que não perder seu dente de leite de forma natural irá ter vários problemas na dentição, podendo até mesmo desenvolver uma série inflamação ou outras complicações.

Cachorro-dente-de-leite-00

Se você tem um cãozinho que seja de raça mais propensa a este tipo de problema é bom levá-lo a um profissional logo que o filhote completar 7 meses de vida, assim será feita uma avaliação e detectado com antecedência possíveis problemas. Mas quase sempre a troca de dentes nos cachorros é algo muito simples, que não traz nenhum transtorno, porém a coceira na gengiva quase sempre incomoda muito e isto pode fazer com que seu cãozinho fique roendo tudo que encontre pela frente. Lhe dê brinquedos próprios para esta idade e assim ele vai se divertir, coçar a gengiva e não estragar nenhum objeto pela casa.

Somente a coceira é natural na troca de dentição, então, caso seu animalzinho perca o apetite, fique nervoso ou sentindo dores, é melhor levá-lo imediatamente ao veterinário que algo mais sério está acontecendo com ele.

Cachorro-dente-de-leite-02

 

Leia Também:

Ler anterior

Cães e Gatos Enxergam Preto e Branco ou Colorido?

Ler próxima

Cachorro tem Alegria? Sonha?

Deixe um comentário

4 + dezoito =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!