Cachorro Poodle

Cachorro Poodle

Uma das raças mais conhecidas por todo o país, o cachorro Poodle é dócil, carinhoso e muito leal com o seu dono e membros da família, ótima companhia para as pessoas que precisam de um cão dentro de casa, gosta de passar horas brincando com as crianças, conheça mais sobre esse cachorro antes de levar um exemplar para a sua casa.

Guia-de-racas-Poodle5

Origem

Como a maioria das raças caninas, o Poodle tem uma história um pouco desconhecida. Alguns historiadores falam que essa raça tem a sua origem na França e outros acreditam que tenha sido na Alemanha. O que sabemos é que na França esses cães foram desenvolvidos com os padrões que hoje em dia conhecemos e que essa raça é uma das populares em todo o mundo.

Na França, esses cachorros são chamados de Caniche, sendo que canard significa pato, por causa da sua habilidade adquirida e desenvolvida por esses cães durante anos, os Poodles eram ótimos em caças aquáticas, abatendo suas caças dentro do rio e trazendo para as margens para o caçador. Na Alemanha esses cachorros receberam o nome de Pudet da expressão pudelin ou “ jogar-se na água”.

Características

Com o passar dos anos, os criadores mantiveram quatro tipos de poodle, cada um tinha sua especialidade na hora da caça, era sempre classificado por tamanho: Gigante (que variava de 45 a 60 centímetros), Médio (com 35 a 45 centímetros), Miniatura (27 a 35 centímetros) e o Toy (que tinham menos de 27 centímetros). Seus pelos sãos encaracolados, crespos e macios. As cores mais comuns da raça são: preto, branco, marrom e cinza. Muito importante dizer que a pelagem dos poodles vai mudando de cor conforme o cachorro vai crescendo, a sua coloração final fica depois dos seus dois anos de vida.

O Poodle tem olhos médios, arredondados da cor preta, âmbar escuro ou marrom, o focinho tem um formato retangular, apresentando um ótimo olfato.

Peso: Toy: de 3kg a 5kg
Médio e Grande: de 6kg a 28kg
Altura: Toy: de 28cm a 25cm
Médio e Grande: de 35cm a 60cm
Grupo:  Grupo 9 – Seção 2
Funções: Companhia
Grau de Atividade: Médio
Pêlo: Pêlo longo: longo, abundante, denso, eriçado, muito abundane na juba enos culotes, possui sub-pêlo lanoso
Pêlo curto: abundante, denso e reto; menos eriçado, textura felpuda, não lisa.
Cor: Preto, Branco, Marrom, Cinza E Abricó.
Nome de Origem: Caniche
Pais de Origem: França.
Registro FCI: 172

Guia-de-racas-Poodle1

 Temperamento

O Poodle são brincalhões com o seu dono e com os membros da família, são muito inteligentes apresentando com facilidade os comandos de seu dono, gostam de crianças podendo ficar horas brincando com elas, embora sejam muitas vezes mimados pelo seu dono, costumam mostrar um comportamento de muita obediência. Apesar de seu tamanho, eles adaptam com facilidade a qualquer ambiente pequeno como por exemplo, apartamento. Não precisam de grande quantidade de atividade física e caminhada, porém, mostram muita agilidade quando praticam alguma atividade. São carinhosos com o dono e com pessoas conhecidas, gostam muito de companhia de sua família, costumam agir com desconfiança com as pessoas estranhas ao primeiro contato. Com cães de outra raça e outros animais domésticos, costumam ser indiferentes e agressivos. Possuem um instinto de caça, podendo perseguir pequenos roedores, pássaros e animais de porte pequeno e são muito criativos em suas atitudes.

Curiosidades

No passado, os poodles foram muito utilizados em apresentações de circo e também em brincadeiras de caçadas, algumas regiões da Europa, os poodles são usados para encontrar trufas. Foi a partir do final do século XVIII que esses cachorros deixaram de ser de caça para ser de estimação.

Guia-de-racas-Poodle3

Dicas

O Poodle é um cachorro muito dócil e leal ao seu dono, porém, precisa de muita atenção com as pessoas. O poodle se adapta muito bem em ambiente pequenos e podem viver dentro de casa, mas eles precisam de muita atividade físicas, mentais e caminhadas longas diariamente. Precisam ser escovados 2 vezes por semana para evitar o acúmulo de sujeira, quando é usado para exposição é preciso que escove o cão todos os dias. Em época que acontece a troca de pelos, estes nao caem, ficam presos ao redor do pelo novo, podendo embaraçar se não for removido. As tosas desses cães são fáceis e pode ser feito mensalmente ou a cada seis semanas.

Guia-de-racas-Poodle4

Saúde

O Poodle tem uma expectativa de vida que gira em torno de 10 a 13 anos, essa raça possui alguns problemas de saúde que pode agravar com o passar dos anos, como por exemplo a problemas cardíacos, luxação patelar, otite e Cushing.

Guia-de-racas-Poodle2

Preço

O Poodle é uma das raças mais populares do país, hoje em dia existe vários criadores registrados espalhado pelo Brasil. O preço dessa raça pode variar dependendo da genética e o histórico da sua família, se tem pedigree, se os pais, avós e bisavós são campeões em algum evento de exposição, hoje em dia no mercado você pode encontrar um filhote de poodle em um preço que varia entre R$ 1,000 e R$ 3,500.

Guia-de-racas-Poodle

Leia Também:

 

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!