Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Pinscher

Cachorro Pinscher

Cachorro Pinscher: O mini cão de guarda.
Uma excelente opção para as pessoas que procuram um cachorro que seja pequeno, porém corajoso para defender o seu território e que seja obediente e dócil com a sua família. O Pinscher é classificado como o menor cão de guarda em todo o mundo, adoram a presença de crianças e demostram uma agressividade com as pessoas estranhas e com cachorros de outras raças.

Guia-de-racas-Pinscher

Origem

O Pinscher tem a sua origem na Alemanha, porém existem dúvidas com relação às outras raças envolvidas em sua origem. Existem pesquisadores onde afirmam que os Daschunds, conhecidos como Salsichas, sejam um dos responsáveis, outros historiadores acreditam que o Pinscher seja descendentes dos Dobermanns. Levando em conta a semelhança dessa raça com os Dobermanns, há de se acreditar que seja a teoria verdadeira.

Os Pinschers eram usados antigamente por agricultores, onde colocavam os exemplares dessa raça em cada esquina da sua horta para caçar ratos e camundongos. A American Kennel Club essa raça é classificada como cão de luxo, já a Federação Internacional de Cinologia a classifica como a menor raça de guarda.

Características

O pinscher é considerado como  um cachorro de porte pequeno, o tamanho do macho fica entre 25 a 31 centímetros, já a fêmea um pouco menos podendo chegar a medir 29 centímetros, o peso dessa raça gira em torno de 3 a 5 quilos. Possui um pelo curto, brilhante e denso. Tem uma coloração preta com manchas marrons e  alguns exemplares são inteiramente marrons, suas orelhas são do tamanho médio e voltadas para cima, tem um focinho empinado e nariz preto.

Peso: Pinscher miniatura: de 2kg a 4kg
Pinscher médio: 12kg a 16kg
Altura: Pinscher miniatura: De 25cm a 30cm
Pinscher médio: De 43cm a 58cm
Grupo: Grupo 2 – tipo pinscher
Funções: Companhia, caça de roedores e guarda de alarme
Grau de Atividade: moderado a alto
Pêlo: Curto, cerrado e bem assentado
Cor: Fulva, marrom e preto e fogo
Nome de Origem: Zwergpinscher (miniatura)
Pinscher (médio)
Pais de Origem: Alemanha
Registro FCI: 184(médio) e 185 (miniatura)

Guia-de-racas-Pinscher4

 Temperamento

Os Pinschers são muito apegados e dóceis com o seu dono e membros da família, é uma boa opção para cão de guarda apesar de seu tamanho, são extremamente leais, obedientes com a sua família, gostam de crianças podendo perder horas com elas brincando e correndo para todo lado. Os pinschers adaptam-se facilmente em ambientes pequenos como por exemplo, apartamentos. Precisam de socialização com outros cães, por que costumam ser agressivos com cachorros de outras raças, mesmo se o outro cão for maior que ele. Costumam demostrar agressividade com pessoas estranhas, ótimo cão de alarme, podendo latir constantemente na presença de uma pessoa em seu portão ou na tentativa de invasão em seu território.

Curiosidades

No Brasil, o Pinscher já foi considerado como uma das raças mais populares apesar de nunca ter estado entre as 10 mais registradas pela a entidade CBKC. Isso se deve pela grande quantidade de filhotes gerados sem o registro oficial (o chamado Pedigree) e até mesmo a partir do cruzamento de Pinscher com outra raça pequena, o Chihuahua.

Dicas

O pinscher é um cachorro muito ativo e elétrico, precisa de muita atividade física e mental, essa raça devido ao seu tamanho, ele se satisfaz com exercícios dentro ou fora de casa. Independente disso, esse cachorro precisa de várias atividades ao longo do dia. O seu pelo é curto e precisa ter cuidado quanto ao tempo, é um cachorro que não se adapta em dias frios. Requer uma atenção básica com os seus pelos, basta escová-los uma vez por mês para remover os  pelos mortos e evitar acúmulos de sujeiras, a escova tem que ser de plástico para não machucar a sua pele. São cachorros considerados limpos, banhos com shampoo próprios para cachorros pode ser dados a semanais ou a cada quinze dias.

Guia-de-racas-Pinscher1

Saúde

O pinscher tem uma expectativa de vida que gira em torno de 12 a 15 anos, é uma raça relativamente saudável. Com o passar dos anos pode apresentar pequenos problemas de saúde como por exemplo, Luxação da patela e Atrofia Progressiva da Retina, problemas cardiacos e diabetes.

Guia-de-racas-Pinscher2

Preço

O Pinscher é uma raça conhecida por todo mundo e existem um número muito grande de criadores por todo o país, o preço dessa raça pode variar devido a genética e o histórico de sua família, caso o pai, avô e bisavô sejam campeões de competições de exposições nacionais e internacionais. Hoje em dia no mercado você pode encontrar um filhote de pinscher em um preço que varia entre R$ 1,200 a R$ 1,800.

Guia-de-racas-Pinscher3

Gostou de conhecer e saber mais sobre a raça Pinscher? Leia também:

 

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!