Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Coleira Antilatido para Cães Funciona?

Coleira Antilatido para Cães Funciona?

A coleira antilatido para cachorros realmente funciona? O cão é um dos animais domésticos preferidos de quem deseja ter um companheiro e também um vigia, pois o animal está sempre alertando para possíveis invasores, com seu latido o cão é capaz de afugentar um possível invasor ou alertar o dono para algum perigo.

Coleira Antilatido para Cães Funciona?

Só que o cão também pode usar o seu latido para brincar, chamar a atenção e em excesso, o latido poderá se tornar um grande problema. Inclusive há casos de briga entre vizinhos por este motivo, pelo fato do cachorro ficar latindo demais e incomodar a vizinhança, sendo que a situação se agrava ainda mais quando é em apartamento.

Uma prática que vem se popularizando é a coleira antilatido que teoricamente ajuda a fazer com que o cão pare de latir, só que o uso desta coleira ainda continua sendo muito polêmico e motivo de muita discussão, por isto até hoje não se tem uma posição definida sobre o assunto. Há quem a recomende da mesma forma que há aqueles que a condenam. Enquanto isto, o produto é facilmente encontrado, principalmente pela internet onde vários sites comercializam o produto.

A atitude certa, para quem está pensando em comprar uma coleira antilatido para seu cão é procurar conhecer bem o produto antes de adquiri-lo e principalmente saber quais são as indicações para o uso deste tipo de coleira.

Coleira Antilatido para Cães Funciona?

Há várias opções no mercado, inclusive uma coleira que dá um pequeno choque no animal quando ele late e é aí que começa toda a polêmica, pois muitos criticam este tipo de produto alegando que maltrata o animal.

Tem a questão ainda que é saber qual o verdadeiro motivo do latido do cão, pois pode ser que ele quer dizer alguma coisa ao seu dono, ou esteja estranhando alguém que esteja por perto, ou tenha visto algum outro animal, entre outros fatores que podem levar o cão a latir.

Aqui no Brasil a coleira antilatido mais popular é que vem com um recurso sonoro, um tipo de dispositivo na coleira que conta com uma bateria para o seu funcionamento e funciona sempre que são detectadas vibrações emitidas pelas cordas vocais do cão, quando ele late. Sempre será emitido um som que incomoda o cão, quando ele latir e a tendência é que o animal pare de latir por causa disto. O dono poderá controlar o volume deste som, para não incomodar tanto o seu animal.

A empresa fabricante desta coleira garante que o som incomoda, mas é inofensivo para o cão, não prejudicando sua audição nem causando sofrimento.

A “coleira do choque”, como já dissemos, emite uma descarga de apenas 6volts, mas é muito criticada, apesar de não ferir o animal, as pessoas geralmente não gostam desta opção.

Tem a coleira com spray de odor, que não é popular entre os brasileiros. Esta coleira quando capta o latido do cão através das cordas vocais borrifa citronela bem próximo ao focinho do animal que odeia este odor e aí a tendência é que o cachorro pare de latir para não ficar mais sentindo este cheiro ruim.

A coleira antilatido somente deve ser utilizada após o veterinário dar uma autorização, pois este profissional é que irá ajudar o dono a escolher a coleira mais indicada para o seu cão.

Em muitos casos, o latido do cão pode ser resolvido sem o uso da coleira e o veterinário poderá lhe passar estas informações.

O problema maior é que a Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária não tem uma posição definida sobre o assunto para recomendar ou não o uso deste tipo de coleira. Há quem veja nesta opção a única forma de manter o cão em silêncio, já que alguns animais realmente latem muito incomodando a família e vizinhos. Só que antes de tomar qualquer providência é preciso saber a causa.

Coleira Antilatido para Cães Funciona?

Algumas pessoas compram esta coleira antilatido porque durante o dia todos saem para trabalhar e o cão fica em casa latindo e incomodando os vizinhos, aí o cão passa a ficar com esta coleira o dia todo, só que isto está errado! A coleira antilatido não é para ser usada como uma coleira comum, que fica no cão o dia inteiro.

No exemplo citado, onde todos saem para trabalhar, o cão fica latindo porque se sente sozinho e neste caso há outros recursos que substituem o uso da coleira.

O cão fica latindo o dia todo e no final do dia seu dono chega e ele pensa que foi por causa dos latidos. Um adestrador poderá resolver este problema com mais facilidade, mais eficácia e sem maltratar o cão.

E há vários outros motivos que levam o cão a ficar latindo, então converse com um veterinário, peça a ele para avaliar o animal e aí sim, junto com o profissional faça um estudo para saber qual é solução mais indicada.

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Rastreador Brasileiro: Urrador Americano

Ler próxima

Dicas de Nomes para Cachorros Machos

Deixe um comentário

14 − treze =

Tártaro em Cães: Sintomas, Como Tratar? | Encontros Pet: Procure Cães e Gatos Perdidos
[…] Coleira Antilatido para Cães Funciona? […]
fevereiro 3, 2016 2:00 pm

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!