Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Rastreador Brasileiro: Urrador Americano

Cachorro Rastreador Brasileiro: Urrador Americano

O cachorro Rastreador Brasileiro é o resultado de várias raças caninas, foi desenvolvido aqui no Brasil, com o seu uivado e sua aparência parecido com a raça Foxhound Americano, o cachorro é conhecido pelo nome de Americano Urrador, veja aqui suas principais características, temperamento, preço dos filhotes, curiosidades e dicas.

Cachorro Rastreador Brasileiro: Urrador Americano

Origem

O Gaúcho Oswaldo Aranha Filho foi dono de uma fazenda no estado do Rio de Janeiro, em 1950. Aranha quis desenvolver uma raça de cachorro para auxilia-lo na caça de onça pintada e porco-do-mato. Aranha cruzou cães da raça veadeiro pampeano e cães importados das raças foxhound americano, walkerhound, bluetick hound americano, black and tan hound inglês, Coonhound preto e castanho e o Pequeno azul da Gasconha.

Após quase duas décadas, Oswaldo quase conseguiu ter um cachorro que reunia todas as qualidades desejadas quando iniciou o trabalho, um cachorro de porte grande com um excelente olfato, que conseguisse correr por várias horas atrás da caça sobre um mau terreno e que tivesse um latido forte pra acuar a sua caça, a intenção de Oswaldo era manter a raça com uma pelagem bem clara, mais devido à alta capacidade de caça desenvolvida pelos cães, resolveu manter também cães que não fossem inteiramente brancos. Em 1967, o Rastreador Brasileiro foi a primeira raça nacional a ser reconhecido pela FCI (Federação Cinológica Internacional), isso só foi possível porque naquele ano tinham três juízes oficias da FCI, e foi entregue todo os documentos exigidos pela entidade.

Em 1973 houve uma epidemia de piroplasmose, que é uma intoxicação por excesso de carrapaticida matando quase 40 cães de Oswaldo Aranha, devido a esse fato, depois de uma reunião em 1974, a raça foi considerada extinta pelo Brasil Kennel Club, que era a principal entidade cinófila brasileira da época, e filiada a FCI. Felizmente, em troca de avaliação de desempenho na caça, Aranha Filho havia doado dezenas de filhotes machos à fazendeiros e caçadores de diversas regiões do Brasil, o que possibilitou que a raça fugisse da extinção, longe da cinófila oficial, os caçadores priorizavam o cruzamento dos cães que tivessem melhor desempenho na caça, com isso o rastreador brasileiro pôde perpetuar seu sangue até aos dias de hoje.

 

Características

E uma raça de grande porte, a altura máxima do macho é de 65 cm e a altura mínima de 60 cm, a fêmea pode variar de 55 a 60 cm, a pele é escura e frouxa pelo corpo com uma camada de pelo raso, acamado, curto, denso e um pouco duro ao tato. A cor do rastreador brasileiro é azulino, fundo branco todo manchado de azul, os membros anteriores e posteriores podem ser manchados de castanho (semelhante ao Bluetick e ao Bleu de Gascogne); fundo branco com grandes manchas de uma ou duas cores, pretas ou castanhas (semelhante ao Foxhound Americano e ao Walkerhound); cabeça, dorso, lombo e cauda pretos, peito, ventre e parte externa dos membros pardos (semelhante ao Black and Tan Coonhound). Possuem silhueta corporal retangular e aparência rústica e forte, o peito é forte e o abdômen é pouco marcado. É muito resistente e persistente.

Peso:27/34 kg
Altura:
Macho: de 60cm a 65cm
Fêmea; de 55cm a 60cm
Grupo:Grupo 6
Funções:Companhia e caça
Grau de Atividade:Alto
Pêlo:Fechado, pelagem dura típica de Hound e de comprimento médio.
Cor:Qualquer cor em tricolor.
Nome de Origem:Americano Urrador.
Pais de Origem:Brasil
Registro FCI:Raça não reconhecida pela FCI

 

Temperamento

Um cachorro alegre e dócil com seu dono e muito reservado com estranhos, é um cão com habilidades de caça fora do comum, seu comportamento é tranquilo quando age em matilha. Não possuem muita vocação para ser um cão de guarda, mas são excelentes cães de alarme, com latino muito alto, costumam urrar para pessoas que se aproximam do portão de casa, são excelentes farejadores e caçadores de animais pequenos e médios.

Cachorro Rastreador Brasileiro: Urrador Americano

Curiosidades

Caçam sempre em dupla ou trio farejando até encontrar a caça, com seus latidos fortes eles desentocam e acuam a caça para que o caçador possa abate-la. A altura e variedade de sons que emitem durante a caça é um fato curioso, são urrados diferentes para avisar se localizaram ou perderam o rastro da caça e eles também indicam se estão próximos ou não do animal perseguido.

Dicas

O Americano Urrador é um cachorro de caça, não e considerado um cão de estimação, pelo seu extinto de caça, não é recomendado levar esse cachorro em família que tem crianças pequenas ou idosos frágeis. Os Coonhound, utilizado para criação desta raça, são famosos pelo seu temperamento destrutivo, podendo destruir o ambiente doméstico, além de ter um instinto de seguir e agarrar gatos e outras criaturas pequenas.

 

Saúde

Como se trata de uma raça em reconstrução e em desenvolvimento, há pouca ou nenhuma informação sobre possíveis doenças específicas ou especulação de saúde excepcional.

Preço

Hoje em dia existem criadores em toda parte do Brasil, você que queira ter um Americano Urrador, um filhote com pedigree pode ser encontrado em média no valor de R$500,00.

Guia-de-rasas-RastreadorBrasileiro

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Husky Siberiano: Preço, Características

Ler próxima

Coleira Antilatido para Cães Funciona?

Deixe um comentário

13 + quinze =

Cão De Crista Chinês | Encontros Pet: Procure Cães E Gatos Perdidos
[…] Cachorro Rastreador Brasileiro: Urrador Americano […]
junho 7, 2016 7:34 pm
Cachorro Old English Sheepdog | Encontros Pet: Procure Cães E Gatos Perdidos
[…] Cachorro Rastreador Brasileiro: Urrador Americano […]
maio 11, 2016 9:27 pm
Guia De Raças | Encontros Pet: Procure Cães E Gatos Perdidos
[…] Paulistinha Fila Brasileiro Dogue Alemão Dogo Argentino Doberman Dálmata Basset Hound Rastreador Brasileiro Maltes Husky Siberiano Border Collie […]
abril 8, 2016 2:41 pm
Cachorro Fila Brasileiro | Encontros Pet: Procure Cães e Gatos Perdidos
[…] Cachorro Rastreador Brasileiro: Urrador Americano […]
março 14, 2016 8:59 pm

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!