Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Gato Assustado: O que Fazer?

Gato Assustado: O que Fazer?

Meu gato está muito assustado, o que posso fazer?

Lidar com um gato assustado não é fácil, primeiro porque o dono fica com muita dó ao ver o felino morrendo de medo e depois pelo fato de que cada felino reage de um jeito quando estão assustados, sendo que alguns urinam fora da caixa de areia, outros defecam em um local que antes era proibido para eles, alguns procuram um abrigo para se esconderem e ficam lá por horas, por isto é importante saber o que fazer caso seu gato fique realmente assustado.
Gato-assustado-00

E o gato pode vir a ter medo de qualquer coisa, seja do cão do vizinho, barulho de moto e até algum objeto de sua residência, que para você é normal, mas para ele pode ser algo extremamente ameaçador. Para saber como lidar com um gato assustado, o primeiro passo é saber o que  está assustando o felino para aí sim, tomar uma providência. Um bom exemplo é de um gatinho que tinha medo de um ventilador de teto.

Sempre que as pás começavam a girar ele saia correndo, apavorado e não voltava na sala tão cedo. Quando os donos descobriram que era este o motivo, resolveram pintar as pás de branco, pois antes elas eram pretas. Depois começaram a colocar algumas guloseimas para o gatinho na sala e enquanto ele se deliciava o ventilador de teto era ligado na velocidade mínima e com o tempo foram aumentando bem vagarosamente. O resultado é que o gatinho associou o movimento da pás, agora brancas, com as deliciosas guloseimas que lhe eram servidas. Não se sabe por que o felino se assustava ao ver as pás pretas do ventilador no teto branco se movimentando, mas o problema foi resolvido.

Gato-assustado-02

Se você conseguir descobrir o que está desencadeando o medo em seu animalzinho, então já estará com metade do problema resolvido. O importante é ter paciência e não querer mudar a atitude do felino de um dia para o outro. É preciso tempo e paciência para ele ir se acostumando com uma nova situação.

Dicas para o gato não ficar assustado

Quando o gato muda de residência é muito comum que ele fique assustado no início e com o tempo ele poderá se acostumar à nova residência ou criar pânico de algo. Para evitar o pior neste caso, a dica é tentar criar situações parecidas com a antiga residência, por exemplo, deixar sua caixinha de areia em um local sossegado, manter seu local de dormir do mesmo jeito que era e assim por diante. Algumas pessoas aproveitam que estão de casa nova para dar uma nova casinha também ao gatinho e isto poderá ser pior. Espere um tempo para o felino se acostumar e depois vá fazendo as mudanças bem devagar.

Gato-assustado-01

Outra dica para evitar que seu gatinho fique assustado é colocá-lo desde cedo para interagir com a família. Leve-o para passear de carro, deixe-o brincando com as crianças, leve o felino para passear, mas que seja sempre passeios breves, só mesmo para ele ir se acostumando e sempre o recompense com alguma guloseima, para ele associar aqueles momentos a algo bom.

O que você não pode deixar que aconteça é que seu gato associe algo ao medo. Até uma simples ida ao veterinário poderá ser problema se o gatinho ficar assustado. Sempre seja carinhoso com o animal, faça-o carinho, fique do lado dele no início e verá que naturalmente ele reagirá bem a estas ocasiões. Se você deixar o gato ficar assustado com algo, qualquer coisa que seja, depois será muito mais trabalhoso para reverter a situação. Tome cuidado especial quando outras pessoas ficarem responsáveis por seu gatinho. Se você trabalha o dia todo fora de casa, será preciso conversar com a família e empregada, caso tenha uma, para ensiná-los a lidar com o felino. Se você for deixar seu animalzinho em um pet shop para um banho, por exemplo, converse antes com a pessoa responsável. O importante é sempre procurar evitar que o problema aconteça, porque depois, vai ser preciso muito tempo e bastante paciência para convencer o gatinho que ele não precisa ficar assustado.

Gato-assustado-03

Todo gato gosta da rotina da família e quando há alguma novidade, é normal que ele estranhe e alguns ficam realmente assustados. Já sabendo disto, devemos tomar as providências necessárias para acalmar o felino quando algo novo for acontecer, por exemplo, quando recebermos visitas ou realizarmos uma festa.

O gato se assustar de vez em quando é normal, o que não pode é ele ficar o tempo todo assustado! O gato assustado pode ficar agressivo, desobediente, ficar o tempo todo se escondendo, parar de comer repentinamente, evitar a companhia de seu dono ou familiares e se torna um animal inquieto. Tudo isto é prejudicial para o gatinho, então fique sempre atento ao comportamento de seu felino para que, ao menor sinal de que ele esteja assustado, você possa intervir e ajudá-lo a superar o medo e a insegurança.

Leia Também:

Ler anterior

Gato Espirrando: O que pode ser?

Ler próxima

Otite Canina: Sintomas, tratamento

Deixe um comentário

12 − 6 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!