Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Gato com Nariz Entupido, Escorrendo: O que Fazer?

Gato com Nariz Entupido, Escorrendo: O que Fazer?

Os gatos, assim como os humanos, podem ficar gripados e com o nariz entupido, escorrendo e isto traz muito desconforto para os felinos. Saiba o que fazer caso esse problema aconteça:

Gato-Nariz-01

Espirros com maior frequência, secreções nasais e até mesmo febre podem ser sintomas de que o seu animalzinho de estimação esteja gripado e precisando de cuidados especiais. Seu felino pode pegar uma gripe de várias formas, inclusive tendo contato com um outro gato doente, por isto é bom tomar sempre muito cuidado para não deixar o gato ficar na rua, onde pode contrair esta e várias outras doenças.

Na época de frio mais intenso, como outono e inverno, os gatos que moram em apartamento costumam ficar gripados com maior facilidade, já que eles não têm liberdade para ter um contato maior com o mundo externo. O mesmo acontece quando precisamos viajar e deixamos nosso felino com alguém que já tenha um gatinho e possa estar infectado.

Nesta época de frio, principalmente, acontece com grande frequência do gato ficar com o nariz entupido, escorrendo muito e apresentando maior dificuldade para conseguir respirar, só que há donos tão distraídos que nem percebem o sofrimento do seu pet, por isto precisamos prestar muita atenção em nosso gato.

A coriza no gato geralmente é amarelada ou até mesmo verde e traz consigo o muco e até um pouco de pus em alguns casos. É importante salientarmos ainda que muitos gatos possuem alergias e a dificuldade respiratória pode ser por este motivo e não por causa de uma gripe. Daí a importância de sempre levarmos o gato ao veterinário quando observamos que seu nariz está entupido, porque se formos medicá-lo em casa por conta própria corremos o sério risco de tratarmos uma doença quando na verdade ele tem outra e isto é extremamente perigoso para o animal.

Os espirros constantes no gato pode ser sinal de uma gripe, acontece que estes animais não sabem assoar o nariz, assim com nós fazemos. A forma que eles têm de desobstruir o nariz é espirrando, então nem sempre o motivo será uma gripe, pode ser que haja uma obstrução por algum outro motivo e o felino comece a espirrar para ver se consegue desobstruir as narinas e voltar a respirar com facilidade.

Gato-Nariz

Entre as causas mais comuns do gato ficar com o nariz entupido estão as infecções virais e elas causam corrimento também nos olhos que por este motivo ficam vermelhos e mais inchados. Mas há outras causas, como já vimos, então será preciso contar com a ajuda de uma clínica veterinária para descobrirmos o que realmente está provocando a dificuldade de respirar no gato para que o tratamento seja feito de forma correta.

Os gatos respiram com bastante facilidade e quando está tudo bem com ele nem percebemos que ele está respirando de tão sutil que é, por isto quando percebemos que o animal está fazendo uma força a mais para respirar ou está ofegante é sinal de algo está errado. Movimentos exagerados para respirar é sinal de nariz entupido e não dá para ignorar, achando que é só um resfriado que logo passa.

Quase sempre que um gato encontra-se com o nariz entupido e dificuldade de respirar ele muda a posição de se deitar, podendo ficar mais tempo sentado, ou fica com a cabeça mais esticada, como se estivesse buscando uma forma de facilitar a passagem do ar.

É relativamente fácil percebermos que o gato está enfrentando dificuldade para respirar e nesta hora devemos levá-lo ao veterinário para que os exames sejam feitos e assim descubra-se a causa do problema e aí sim, poderemos tratar do felino de forma correta para que ele fique bom o mais rápido possível e consiga respirar normalmente, sem nenhuma dificuldade.

Gato-Nariz-02

 

LEIA TAMBÉM:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!