Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Gato com a Barriga Inchada: O que pode ser?

Gato com a Barriga Inchada: O que pode ser?

Meu gato está com a barriga inchada, o que pode ser? Quando percebemos que o gato está com a barriga mais inchada é melhor tomarmos cuidado porque pode ser algo mais grave. Veja abaixo o que pode ser feito nesses casos.

Gato-barriga

Em alguns casos não passa de gases e problema se resolve sozinho, mas jamais devemos ignorar, até que tenhamos certeza do que se trata.

Quem tem filhote de gato em casa poderá notar que eles estão quase sempre com a barriguinha mais inchada e neste caso a maioria das vezes é por motivo de muita fome. É que os filhotes mamam tão rápido que vão ingerindo muito ar e no final a barriga fica inchada mesmo. Quando é preciso utilizar a mamadeira aí é que o problema acontece com maior frequência.

Uma boa forma de evitar a barriga inchada neste caso é alimentá-los em menores intervalo de tempo, desta forma, com menos fome, eles vão mamar devagar e quase não irão ingerir gases.

Se for amamentá-los com a mamadeira procure ter mais paciência e evite ficar apertando a mamadeira, isto já irá reduzir o problema.

Mas a barriga inchada do gato pode ser devido a presença de parasitas e isto acontece com maior frequência quando o gato costuma ir sempre à rua. E a mãe pode passar os vermes para os filhotes. Se tratar o problema logo no início, levando-o ao veterinário o seu felino, ficará bem mais fácil de resolver.

É bem provável que o veterinário prescreva um vermífugo ou pasta, juntamente com as orientações de quanto tempo deverá manter o medicamento e também se deverá voltar a fazer uso depois de algumas semanas.

Gato-barriga-01

A prisão de vente também causa inchaço na barriga do gato e quando se trata de um filhote é mais fácil porque a própria mãe fica lambendo abaixo do rabinho do gatinho e assim irá estimulá-lo em suas necessidades. Se o filhotinho não tem a mãe por perto você pode ajudá-lo pegando um pedaço de pano levemente umedecido e passar logo abaixo do rabo do gatinho até que ele comece a defecar.

O supositório neste caso poderá ser utilizado, mas desde que você tenha levado o gato ao veterinário e ele tenha constatado que realmente o motivo é a prisão de ventre.

A diarreia também causa o inchaço na barriga e os principais sintomas neste caso são os vômitos e a diarreia que não para. Com o gato quase não se alimentando as fezes serão eliminadas com grande dificuldade e aí vem o inchaço.

Há vários medicamentos e produtos para ajudar na hidratação do gato, mas novamente salientamos que isto deve ser feito com a supervisão de um veterinário.

Quando notar que a barriga do seu gatinho está inchada, saiba que é um sintoma indicando que algo não vai bem, mas como vimos acima, as causas podem ser muitas e para cada uma há um tratamento em específico.

Leve o felino o quanto antes ao veterinário, assim você fica sabendo o motivo e inicia o tratamento de forma correta.

Gato-Diarreia

 

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Gato com Anemia: Sintomas, O que Fazer?

Ler próxima

Esporotricose em Gatos: Sintomas e Tratamento

Deixe um comentário

dois × três =

ana julia
eu devo dar cha de bordo pra minha gatinha?
novembro 14, 2017 12:39 pm
suelen santos
meu gato esta com a barriguinha inchada, antes disso ele teve uma ingramaçao na patinha, e ficou uns dias saindo pus e ele lambia a secreçao minha sogra deu dicrofenaco para ele, ai melhorou a pata. ele vomitou umas duas vezez e deu diarreia. agora ele ja melhorou da para diarreia e vomito, mas esta todo amuadinho e com a barriguinha inchada e com uma bolinha dura. ele tem mania de mamar em um ursinho que eu tenho, nao sei se com isso ele engoliu muito ar e formou gases ou e verme ou outra coisa. se alguem puder me ajudar
outubro 2, 2017 1:19 am
joyce kathylen
Meu gatinho de 26 dias esta defecando meio amarelo e mia tipo gritando sera que ele vai morre por favo me ajude ele e só um bebê
setembro 11, 2017 1:30 am

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!