Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Gato com Anemia: Sintomas, O que Fazer?

Gato com Anemia: Sintomas, O que Fazer?

Acho que meu gato está com anemia, quais os principais sintomas e o que fazer nesse caso? A anemia nos gatos acontece quando os glóbulos vermelhos atingem um número bastante reduzido e o motivo para que isto aconteça são vários. Veja abaixo dicas do que fazer nesses casos.

Gato-anemia-02

A anemia nos gatos acontece quando os glóbulos vermelhos atingem um número bastante reduzido e o motivo para que isto aconteça são vários. Pode ser uma doença renal ou intestinal, uma verminose, entre outros tantos motivos. Por isto que não é certo querer tratar a anemia de um gato investindo em uma alimentação reforçada, pois o problema pode exigir uma atitude mais drástica, como uma intervenção por parte de um profissional.

Sempre que você perceber que seu gato está com anemia, então é hora de levá-lo ao veterinário, sem querer tratar do felino em casa mesmo porque estará só prorrogando um tratamento que precisa ter início o quanto antes.

Um dos sintomas da anemia em gato é a perda de apetite, mesmo quando você oferece para seu pet aquele petisco que ele tanto gosta e mesmo assim ele rejeita. Claro que para isto acontecer é porque o animalzinho não está nada bem.

A perda de peso também é um sintoma da anemia, por isto é fundamental observarmos sempre o nosso amiguinho. Não há necessidade de ficar pesado o gato todos os dias, quando for brincar com ele, quando o gatinho se deitar no seu colo, procure reparar se ele vem perdendo peso, pois este é o indicativo de que algo ruim está acontecendo.

Outros sintomas da anemia em felinos são: fraqueza, náuseas, batimento cardíaco irregular, presença de sangue na urina ou então nas fezes, gengivas e língua mais pálidos.

Gato-anemia

Um dos erros muito comum de quem tem gato com anemia é querer tratar o animal combatendo a anemia, primeiramente porque deve-se tratar a causa da anemia e para saber o que está acontecendo com seu felino é preciso uma série de exames, daí a necessidade de levá-lo quanto antes a um médico veterinário.

Se for um quadro mais simples, o veterinário poderá até recomendar o uso de algum suplemento alimentar enriquecido de ferro e esteroides, como reforço para que o animal se recupere mais rapidamente.

Entretanto, se for um caso mais grave, pode ser preciso um procedimento mais complicado e até mesmo uma transfusão de sangue.

Você pode fazer sua parte para evitar que seu pet tenha anemia, começando por cuidar sempre muito bem dele, ficando atento à alimentação. Nada de restos de comida, é preciso fornecer uma ração própria para gatos e que seja dada na quantia certa. Há no mercado um grande número de raças com pouca ou nenhuma quantidade de ferro, por isto não adianta somente comprar uma ração própria para gato, é preciso saber qual a mais indicada para o seu animalzinho. Converse com o veterinário e veja qual sugestão ele tem para lhe dar neste sentido.

Consultas regulares ao veterinário também são fundamentais porque muitas vezes a anemia não é devido à alimentação ruim e sim a uma doença.

Passe a observar mais o seu gato e caso perceba algum sintoma que indique uma possível anemia, não perca tempo e leve-o ao veterinário.

Gato-anemia-01

 

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Gato com Tosse Seca: O que Fazer?

Ler próxima

Gato com a Barriga Inchada: O que pode ser?

Deixe um comentário

três × 4 =

Ana Lúcia
Existe uma ração para gato com caso de anemia? E se existe por favor indique o quanto antes. Obg!!
novembro 21, 2017 11:03 pm

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!