Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Giárdia em Cães e Gatos

Giárdia em Cães e Gatos

Quem tem um cão ou gato dentro de casa precisa saber tratar das verminoses, como a Giárdia que é tão comum na vida destes animais.

Giárdia em Cães

Muitos donos de cachorros ou gatos pensam que cuidando bem destes animais, deixando-os sempre limpos e mantendo a casa higienizada, já é o suficiente para manter os pet protegidos, mas não é bem assim, pois o perigo pode vir pelo ar, pela água e até mesmo através dos alimentos que eles consomem quando estão passeando pelas ruas ou praças e você nem fica sabendo.

Claro que são os filhotinhos que acabam ficando mais expostos a este tipo contaminação feita por vermes, principalmente pelo fato de serem mais curiosos e por não ter ainda um organismo que lhe ofereça maior proteção. E os filhotes de cães ou gatos podem contrair esta verminose até mesmo quando vão mamar se a mãe já tiver em seu organismo estes vermes. Se você tem mais de um cão ou gato em sua casa precisa tratar todos, tantos os adultos como também os pequeninos.

Giárdia em Gatos

E os cuidados precisam ser redobrados porque os parasitas podem acabar sendo transmitidos para os donos dos animais. Há vários vermes que não são tão perigosos para os cachorros ou os gatos, mas podem causar sérios danos ao ser humano. As crianças neste caso correm maior risco porque elas brincam muito com os animais, têm um contato direto, constante e precisam ser orientadas para não terem certas atitudes, como tocar as fezes dos animais ou os locais onde eles usaram e depois levar a mãozinha à boca.

As zoonoses causam sérios transtornos aos seres humanos. É preciso aprender a identificar se o seu cão ou gato tem verminose e boa parte destes vermes são descobertos devido aos sinais clínicos gastrointestinais, pois é justamente aí que os parasitas vão ficar alojados, já que encontrarão alimentos de sobra para sobreviverem e se reproduzirem.

O único inconveniente é que o dono do pet só perceberá a presença de verminoses em seu bichinho de estimação quando o parasita já tiver crescido o suficiente para deixar o animal doente. Pode acontecer até mesmo de já ser tarde demais quando o problema for descoberto, por isto, assim que você suspeitar que seu cão ou gato tem Giárdia, procure imediatamente um veterinário para que ele possa realizar todos os exames necessários e prescrever os medicamentos corretos.

Giárdia em Cães

Porém é preciso ficar sempre muito atento porque o parasita pode dar alguns sinais e aí você terá que perceber o quanto antes, por exemplo, quando o cão ou o gatinho começa a perder peso rapidamente pode ser um sinal da Giárdia que está se alimentando da proteína ou do sangue do animal que já não consegue absorver bem os nutrientes que precisa. O animal também passa a ter maior dificuldade para se alimentar por causa das lesões que vão surgindo na parte digestiva e com isto ele vai perdendo peso de forma bem rápida.

Observe também as fezes do seu cachorro ou do seu gato, porque quando a Giárdia está presente no organismo do pet, eles passam a apresentar fezes mais moles e até com a presença de sangue. Fique sempre atento às fezes do seu animalzinho de estimação, pois elas dizem muito a respeito da saúde do pet. Se você perceber que o seu cãozinho ou gato está ficando mais gordinho e não percebeu que ele está comendo mais do que o normal, é outro motivo para preocupar-se, pois o aumento no volume abdominal está relacionado a uma infestação maciça de vermes, como Giárdia entre outros e precisa ser verificado urgentemente.

Giárdia em Gatos

E a presença de verminoses resulta na perda de apetite, então é só associar um fato ao outro, pois como o animal irá engordar se ele passou a comer menos?

Precisamos prestar muita atenção no comportamento de nossos cães e gatos, para conhecê-los bem e identificar sintomas de doenças e infecções com mais facilidade e rapidez. Quando o animal sente muita coceira no bumbum também pode ser por causa  Giárdia. Geralmente o cão ou o gato fica arrastando o bumbum no chão na tentativa de eliminar o incômodo.

A presença da Giárdia e outras verminoses acarretam vários outros problemas, por exemplo, o pet irá ter um atraso em seu crescimento, seus pelos vão perder aquele bonito brilho e ficar mais fosco, pode surgir uma diarreia, o animal apresenta vômito, anemia, enfim, são vários sintomas que lhe ajudarão a detectar o problema.

Leve seu cão ou gato ao veterinário para que o profissional possa avaliar e nunca utilize medicamentos indicados por amigos. O veterinário é que irá determinar o tratamento correto para seu bichinho de estimação, de acordo com o verme que for encontrado no organismo do pet. E converse com o veterinário sobre as formas de prevenção, pois esta é a melhor maneira de combater a Giárdia e outras verminoses.

Giárdia em Gatos

Leia Também:

Ler anterior

Vermífugo para Cães: O que você precisa saber….

Ler próxima

Cachorro com Diabetes: Quais os sintomas?

Deixe um comentário

7 + cinco =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!