Cachorro com Diabetes: Quais os sintomas?

Cachorro com Diabetes: Quais os sintomas?
Infelizmente, o Diabetes é uma doença muito comum em cachorros e é causada pela redução na produção de insulina, assim como pela diminuição em seu poder de ação, veja aqui os sintomas e como tratar seu animalzinho.

cachorro-com-diabetes02

O surgimento do diabetes nos cães acontece por uma grande variedade de fatores, podendo ser desde uma causa genética, até mesmo devido à má alimentação.

O diabetes pode surgir em cães de todas as idades, desde os mais velhos até os jovens e filhotes, mas a grande maioria adquire a doença quando têm idade entre 7 e 9 anos, sendo que as fêmeas tem a maior tendência de ter o problema, entretanto os machos não estão livres de serem afetados. Já foi observado também que o diabetes é mais comum em algumas raças, entre elas os Samoyeds, Terriers Australianos, Schnauzers Miniatura, os Poodles toy, entre outras.

cachorro-com-diabetes03

E também os cães que já tiveram casos de pancreatite também se encontram no grupo de mais propensos a terem o diabetes.

SINTOMAS DO CACHORRO COM DIABETES

É preciso ficar muito atento ao seu cão, para perceber os sintomas que indicam uma possível diabetes. O mais comum de se perceber é que estes animais perdem a sede, não tomam mais água e também param de urinar.

Outro sintoma fácil de ser percebido é que o cachorro continua se alimentando bem e algumas vezes come até mais do que o normal, entretanto ele começa a perder peso. Há casos em que o animal começa é a ganhar peso e fica obeso rapidamente, então é preciso ficar atento a ambos os casos, seja perdendo peso ou ganhando peso rapidamente, é um fator preocupante.

cachorro-com-diabetes01

A cegueira é outro sintoma que pode surgir e a catarata logo se manifesta e o cão fica com olhos opacos ou perde a visão por completo. O diabetes se torna ainda mais preocupante quando vem acompanhado de outras doenças, entre elas o Cushing que é o hiperadrenocorticismo, podendo vir também com infecções urinárias, hipotiroidismo, câncer, entre outras. Fraqueza e vômito também podem ser sintomas da doença, neste caso acontecem quando o quadro é mais complicado e é detectado o diabetes cetoacidose, que é quando o sangue vai aumentando e há o acúmulo de partículas de gorduras..

Ao perceber qualquer sintoma anormal é preciso levar o cachorro ao veterinário para que se façam todos os exames que irão detectar o diabetes e assim o tratamento tem início imediatamente. Todos os exames devem ser feitos porque outras doenças podem surgir com o diabetes, então é bom fazer os exames completos para que o animal seja tratado adequadamente.

O diabetes infelizmente não tem cura, mas se for controlado adequadamente o animal poderá ter uma vida quase que normal, sendo importante a prática de atividades físicas e também manter uma alimentação controlada, além do uso de insulina. Mas é o veterinário que irá determinar a intensidade dos exercícios físicos, a alimentação que o animal poderá consumir e também a dose de insulina. Siga tudo conforme orientação do profissional e estará ajudando seu cãozinho a ter uma vida com mais qualidade.

cachorro-com-diabetes

Leia Também:

Cachorro com Diabetes: Quais os sintomas?
Avalie esta postagem
Encontros Pet