Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Vermífugo para Cães: O que você precisa saber….

Vermífugo para Cães: O que você precisa saber….

É preciso muito cuidado ao utilizar vermífugo para cães, pois é necessário saber qual o período certo para dar o vermífugo ao seu cachorro e também conhecer as diferenças entre as opções que estão no mercado, além é claro, conhecer o que este medicamento pode mesmo prevenir.

Vermífugo em Cães

Este medicamento realmente ajuda na prevenção de várias doenças que são causadas por vermes que tanto mal causam ao nosso bichinho de estimação. Sendo assim o vermífugo deve ser administrado por toda a vida do cachorro, já que as lombrigas poderão atacá-lo a qualquer momento.

Porém, o vermífugo será dado em maior ou menor quantidade, de acordo com uma série de fatores, por exemplo, dependendo do espaçamento do tempo que será dado, vai depender da idade do cão, entre outros. No mercado podemos encontrar várias marcas deste medicamento, porém, caberá ao veterinário lhe prescrever aquele que é a mais indicada para o seu animal. O vermífugo é um produto tóxico que se for ministrado de forma errada fará mal ao cão. O veterinário vai averiguar se o seu animal precisa de um vermífugo que seja mais ou menos eficaz.

Vermífugo em Cães

Os filhotinhos, por exemplo, quase sempre estão com vermes, só que eles não podem usar qualquer vermífugo. Será preciso fazer um exame de fezes para que o medicamento seja certeiro, exterminando os vermes sem causar danos ao filhotinho. Logo nas primeiras semanas de vida o cãozinho já precisa de cuidados especiais sobre este assunto e a primeira dose do vermífugo poderá ser entre os 15 ou 30 primeiros dias de vida e depois vai repetindo a dose a cada duas semanas de forma a não deixar nenhum verme vivo. Neste período o vermífugo deverá ser líquido, ingerido de forma oral e somente depois dos seis meses de vida é que poderão ser dadas as drágeas.

A quantidade de vermífugo dependerá do resultado do exame de fezes e também do tamanho e idade do seu peludo. Daí a necessidade de procurar um veterinário para garantir o tratamento correto.

Para prevenir os vermes em seu cachorro, o vermífugo deverá ser ministrado entre os 15 a 30 primeiros dias de vida do animal. O veterinário, após os exames, irá lhe orientar corretamente sobre a dosagem correta e os intervalos. Quando o cão fica muito tempo na rua, há um risco maior dele pegar verminoses, pois ele vai entrar em contato com outros cães, mexer nas latas de lixo, então é bom manter o remédio sempre em dia para prevenir.

Também ajudará você a manter seu cão bem higienizado, limpando suas patinhas sempre que ele vier da rua, desta forma, caso ele fique lambendo suas patas, não irá ingerir larvas ou ovos. Mantenha limpa também a casinha onde ele fica, o local onde ele deita, seja durante o dia ou à noite e lave-o sempre com produtos exclusivos para estes pets. Lave sempre muito bem o local onde seu cãozinho faz xixi e cocô, inclusive com água quente e jogando produtos específicos para este tipo de limpeza, para garantir que todos os vermes serão realmente eliminados do local. Quando um cachorro está com verme, um dos primeiros sintomas é a presença de sangue nas fezes que passa a ter um cheiro bem mais forte que de costume. Observando bem é possível até perceber a presença de vermes nas fezes.

Vermífugo em Cães

O animal também começa a perder peso e para de comer repentinamente. Importante lembrar que quanto mais tempo você gastar para levar o cachorro ao veterinário pior a situação ficará e mais difícil será o tratamento. A prevenção continua sendo o melhor remédio e a vermifugação feita em dia, na dosagem correta vai ajudar seu cãozinho a ficar livre dos vermes. Cuidado com a “ajuda” dos amigos, pois sempre que comentamos com alguém que nosso cachorro está com vermes, sempre tem um que nos receita um ou outro medicamento para resolver o problema de vez. Isto é um risco muito grande, não exponha seu animalzinho a este perigo.

O veterinário tem competência para saber o que de fato está acontecendo com seu cãozinho e em alguns casos é preciso fazer até um exame de sangue para descobrir quais as verminoses intestinais que estão presente no seu pet. A ascaridíase, os cestoides e a ancilostomose podem ser uma das causadoras dos sintomas, ou então poderá ser a ancilostoma que é contraída quando seu cachorro bebe água contaminada ou come alguma comida infectada. O verme pode até comer as mucosas do intestino e isto é que vem a causar hemorragia. O vermífugo para cães é uma excelente forma de combater e prevenir os vermes, desde que seja sob a orientação de um profissional, assim você vai garantir mais qualidade de vida para seu animalzinho lhe dar muito carinho e alegria.

Vermífugo em Cães

Leia Também:

 

Ler anterior

Cachorro com Depressão: Sintomas, o que fazer?

Ler próxima

Giárdia em Cães e Gatos

Deixe um comentário

catorze − 13 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!