CRUELDADE: Onça é ASSASSINADA durante revezamento de Tocha Olímpica

CRUELDADE: Onça é ASSASSINADA durante revezamento de Tocha Olímpica

Onça participou do revezamento da Tocha Olímpica na parte da manhã, quando estava voltando para a jaula escapou e foi abatida. Estresse pode ter tirado o efeito do tranquilizante. VEJA ABAIXO:
Onça

Uma onça foi morta a tiros por militares na tarde dessa segunda feira, em Manaus. O animal participou do revezamento da Tocha Olímpica que aconteceu na parte da manhã, no zoológico do Centro de Instrução de Guerra da Salva (Cigs) e após o evento, durante uma transição de jaula, o felino acabou escapando e teria partido para cima de um militar, mesmo após ser atingido por tranquilizantes, foi nesse momento que um soldado resolveu abater a onça com um tiro.

Segundo o Comando Militar da Amazônia, a onça escapou em um momento em que o zoológico estava fechado para visitas, o que acabou sendo bom, pois caso estivesse aberto, poderia acontecer algo pior.

O animal que tinha o nome de Juma, estava com 8 anos e era mascote do 1º batalhão de Infantaria da Selva Aeromóvel. Isso  é uma prática comum, muitos animais que são resgatados acabam se tratando no batalhão, após se recuperarem eles são treinados. Em Manaus os felinos são muito usados nesse tipo de evento, algo que não é recomendado por biólogos e veterinários.

Para o biólogo João Paulo Castro, a onça pode ter fugido pelo estresse que teve durante o evento. “Não é saudável nem recomendável submeter um animal a uma situação como essas, com barulho e muitas pessoas em volta” disse. Segundo a pesquisadora da equipe de Felinos do Instituto Marirauá, Louise Maranhão, esse estresse pode ter tirado o efeito do tranqüilizante.“O animal está sob um momento de estresse e aumenta alguns níveis hormonais. Algumas substâncias como o cortisol, por exemplo, então isso interfere no efeito da droga” disse.

onca_cigs

João Paulo também afirma que muitos batalhões acabam mantendo esses animais em cativeiro, em condições “bem toscas” e acabam não sabendo lidar com eles, isso acaba influenciando no treinamento da onça, que não é bem preparada para ser solta nesses eventos.

Em nota, o Comando Militar de Amazonas informa que o Cigs já determinou a abertura do processo e vai procurar entender o que aconteceu.

LEIA TAMBÉM:

Como dar remédio para cães e gatos ? Ler anterior

Como dar remédio para cães e gatos ?

Cachorro pequinês preço, valor de venda, valor médio Ler próxima

Cachorro pequinês preço, valor de venda, valor médio

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!