Cachorro com Inchaço no Corpo: O que pode Ser?

Cachorro com Inchaço no Corpo: O que pode Ser?

O inchaço no corpo do cachorro indica que alguma coisa está errada no organismo do PET, pois pode representar uma série de problemas. Veja abaixo o que pode ser e o que fazer nesse caso.

Cachorro-inchaco-02

O inchaço no corpo do cachorro indica que alguma coisa está errada no organismo do PET, entretanto não se deve tomar decisões precipitadas e muito menos querer medicar o animal baseando-se em sugestões de amigos, pois o inchaço pode representar uma série de problemas, por exemplo, quando o inchaço é no rosto do cão, tudo indica que seja uma alergia e neste caso o primeiro passo é tentar descobrir o que desencadeou o problema para que possa ser evitado.

A alergia no cão pode ser desencadeada por um medicamento, picada de inseto, vacina, plantas, entre outros. Levando o cão ao veterinário e constatando que este é realmente o problema, deverá ser ministrado o uso de um antialérgico e assim a crise alérgica irá passar mais rapidamente. Só que é preciso evitar que o pet volte a ter contato com o agente alergênico.

Mas quando o inchaço é em outras partes do corpo do cachorro, então o problema poderá ser outro, por exemplo, se notar que o inchaço é na virilha, pescoço, tórax, entre outras partes, então existe a suspeita de um câncer. O sistema linfático é formado por gânglios que ficam interligados por finos canais, assim como é em nosso corpo e os cães poderão desenvolver um câncer no sistema linfático, sendo que neste caso um dos principais sintomas é o aumento de volume dos gânglios.

Cachorro-inchaco-05

Neste caso a quimioterapia será usada, só que os efeitos colaterais nos cães é bem menor do que vemos nos seres humanos. Por até 12 meses o tratamento pode ser realizado e a chance de cura chega a 80%, mas isto vai depender muito de cada caso.

Quanto antes a doença for combatida, maior será a chance de cura, então é importante ficar atento a qualquer inchaço que surja em seu cachorro, porque tanto pode ser sinal de uma simples alergia, com também ser o aviso de um câncer.

Acontece que o inchaço nestas regiões nem sempre significam que é câncer, daí a necessidade de levar o cão imediatamente a um veterinário para que ele possa fazer os exames e lhe dizer com precisão qual é o problema e a melhor forma de tratá-lo.

Em alguns casos é necessário até mesmo fazer uma biópsia intestinal para aí sim, poder dizer com certeza o motivo do inchaço no cachorro.

Cachorro-inchaco-01

O inchaço que ocorre pelo acúmulo de fluido ocorre mais facilmente em algumas raças de cães, entre elas: Labrador Retriever, Poodle, Buldogue, entre outros e muitas vezes é algo simples de ser resolvido, ou não.

Quando você notar que há alguma região em seu cachorro que está inchada, o melhor a ser feito é levá-lo imediatamente ao veterinário e informar corretamente se o inchaço é na barriga, pernas, boca, olhos, garganta, orelha, pescoço, cabeça, ou outra parte que seja, assim os exames serão feitos e você saberá com precisão do que se trata.

Cuidado com soluções caseiras que podem camuflar o problema e depois será tarde demais e o tratamento do animal não ter quase nenhuma chance de cura.

Cachorro-inchaco

LEIA TAMBÉM:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!