Posso dar osso de galinha (frango) para o cachorro??

Dar osso de galinha para o cachorro é uma prática muito comum aqui no Brasil, principalmente aos domingos, quando a família está reunida e resolve fazer um almoço caprichado. O frango é o prato principal e o cheiro logo abre o apetite de todos, inclusive dos cães, que já ficam por perto, querendo um pedaço.

Muita gente alega que é impossível resistir àquela carinha triste do cachorro, quando quer algo, principalmente por se tratar de comida e assim as pessoas jogam não apenas um, mas vários ossos de frango.

Mas será que podemos dar osso de galinha para nosso cachorro?

A resposta é ‘Não’, nunca devemos fazer isso.

Jamais devemos dar ossos de galinhas para os cães, porque isso pode colocar até a vida do animal em risco. Os ossos do franco podem acabar soltando alguma lasca quando estão sendo mastigados pelo cachorro e podem até perfurar o intestino do animal. Essa perfuração no intestino do cão irá trazer uma série de complicações, causando até uma infecção generalizada e hemorragias, uma vez que as bactérias presentes no intestino acabam se espalhando por todo o abdômen.

E não são apenas os ossos de galinhas que devem ser proibidos aos cães, há vários outros alimentos que as pessoas dão aos seus cachorros e que não poderiam de forma alguma, por exemplo, costela de porco.cachorro-pode-comer-osso-frango

Outro risco muito grande é quando está sendo feito um churrasco e o cão fica por perto, atraído pelo cheiro da carne. Alguém sempre pega aquele espeto de madeira, usado no churrasco e joga para o cachorro ficar lambendo ou tirando algum pedaço de carne que tenha ficado. Isto é um risco muito grande, porque se o cão mastigar aquele pedaço de madeira, poderá acabar ferindo a boca e pior ainda, se ele engolir uma lasca, que acabará causando alguma perfuração interna, assim como acontece com o osso do frango.

As pessoas acabaram associando a imagem do osso ao cachorro e até nos desenhos animados vemos os cãezinhos correndo com um osso na boca e depois o enterram em algum lugar, para buscá-los depois. Acabamos crescendo com a ideia de que cachorro pode comer osso sem problema, que isso é uma coisa normal, mas não é verdade, o osso é um grande risco para o nosso amigo canino.

Devemos levar em consideração que o osso por si só, já é muito duro, mas quando ele passa por um processo de fritura ou é assado, fica ainda mais difícil de ser quebrado, ou seja, os cães terão uma dificuldade enorme de mastigá-los e acabam engolindo os pedaços, mesmo estando maiores, aumentando o risco de machucarem e até mesmo morrerem.

Converse com o veterinário, explicando que seu cão não come osso, por causa do risco dele ter uma perfuração interna, para que o profissional possa lhe indicar uma ração que vá suprir todos os nutrientes que seriam encontrados nos ossos.

E quando tiver visitas em sua residência, oriente a todos para que não joguem ossos para os cães, pois nosso amigos caninos merecem uma alimentação saudável e segura.

Leia Também:

Posso dar osso de galinha (frango) para o cachorro??
Avalie esta postagem

Encontros Pet