Cachorro pode pegar Dengue, Febre Amarela, Caxumba ou HIV?

Nós estamos sempre preocupados com a possibilidade de sermos acometidos por algumas doenças, como a dengue, febre amarela, caxumba e até mesmo o HIV, mas acabamos nos esquecendo de que nossos cachorros também ficam doentes. Será que eles correm risco de pegaram algumas destas doenças citadas, ou podemos ficar tranquilos?

A dengue é uma das maiores preocupações nos dias de hoje, afinal, o mosquito que transmite a doença, está por todos os lados, mas neste caso podemos ficar tranquilos, pois os cachorros não terão dengue, ainda que ele seja picado pelo Aedes aegypti. O homem pode desenvolver a doença, quando picado pelo mosquito, mas os cães não correm este risco. Mesmo assim, é importante ficarmos atento à saúde do nosso pet, pois ele está sujeito a outros mosquitos que transmitem graves doenças, como a leishmaniose e também a dirofilariose, entre outras.

cachorro-pega-dengue-febre-amarela-hiv

A febre amarela, outra grande preocupação nos dias de hoje, está se espalhando por vários estados e quem tem um cãozinho em casa já está preocupado, mas neste caso também poderá ficar sossegado, pois entre os animais que estão mais próximos de nós, somente os macacos é que podem desenvolver a doença.

Na cidade, somente o homem pode se tornar um hospedeiro do vírus, quando picado pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue.

O que precisamos ficar atento é aos focos do mosquito e a vasilha de água do nosso cachorro precisa de atenção especial, sendo lavada várias vezes ao dia, para que nosso amigo canino tenha água limpa e fresca, enquanto nós estaremos combatendo o mosquito desta forma.

No caso da Caxumba, o cão poderá vir a ter esta doença, conhecida em boa parte do Brasil como ‘Papeira’. Nos cães, as glândulas parótida está localizada bem abaixo das orelhas e se ele for contaminado, ficará com estas glândulas inchadas.

Entre os principais sintomas, estão: falta de apetite, febre, a região abaixo da orelha fica muito inchada, ele fica desanimado até para brincar.

Remédios caseiros devem ser evitados, pois o cão precisa é ser levado ao veterinário para que a doença seja confirmada e o profissional irá lhe passar as instruções corretas para cuidar do animal.

O tratamento com remédio caseiro pode colocar a vida do cão em risco, por isso leve-o imediatamente ao veterinário para que os exames possam ser feitos e o tratamento correto tenha início imediato.

E por fim, quanto ao HIV, o cachorro pode sim, ser infectado pelo vírus, mas desde que seja transmitido por um outro cão, já infectado.

Entretanto, caso você tenha suspeita de que seu cachorro tem HIV e entre em contato com o sangue do animal, por exemplo, quando ele se corta e você faz um curativo sem usar luvas, então é bom procurar seu médico e contar do ocorrido, pois apesar de não haver este risco, é sempre bom se prevenir.

No caso de outras doenças, sempre que observar seu cãozinho mais triste, sem apetite, com febre, leve-o imediatamente a um veterinário, pois são muitas as doenças que podem acometer um cachorro e somente o profissional poderá identificar o problema e prescrever o medicamento correto.

Leia também:

Cachorro pode pegar Dengue, Febre Amarela, Caxumba ou HIV?
Avalie esta postagem

Encontros Pet