Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro com Depressão: Sintomas, o que fazer?

Cachorro com Depressão: Sintomas, o que fazer?

Cachorro com Depressão: Sintomas, o que fazer?
Se você tem um cachorro é importante saber que ele também pode sofrer com a depressão, só que o animal não sabe reclamar para você, então é preciso ficar atento aos sintomas da depressão canina.

cachorro-depressao

A causa da depressão canina são muitas e é difícil determinar com precisão o que pode ter levado o cachorro a ficar neste estado, por isto a melhor forma de lidar com o problema é sendo uma pessoa atenta, observar sempre a forma como seu pet está agindo e assim ficará mais fácil de detectar o problema e ajudá-lo. Uma boa dica é procurar rever tudo que aconteceu nos últimos dias ou semanas com o seu cachorro e tentar encontrar algo de diferente que tenha deixado assim.

Conheça algumas das causas da depressão canina e fique mais familiarizado com o problema.

-A mudança de rotina é responsável por boa parte dos casos de depressão canina, por exemplo, se o cão está acostumado a passear todo início de manhã, mas seu dono consegue um emprego e esta rotina chega ao fim. Isto já é suficiente para deixar o animal deprimido, pois ele não entende que é preciso trabalhar para ter dinheiro.

-Mudança de local também pode causar depressão canina, ainda mais quando o cão deixa um lugar confortável e vai para outro não tão bom. Imagine que você more em uma casa com amplo quintal e muito espaço para o animal brincar e é preciso mudar-se para um apartamento. Isto para o cão é muito traumático.

-A morte do dono ou de uma pessoa muito próximo também deixa o animal muito triste e pode até gerar uma depressão. O mesmo acontece quando o cão tem um outro animalzinho com quem convive o dia todo e este morre.

-Doenças por longos períodos acabam causando depressão no cachorro porque eles acabam tendo sua rotina alterada, seus hábitos são modificados e todo este estresse e a falta de fazer as coisas que gosta.

cachorro-depressao-02

O QUE FAZER QUANDO O CACHORRO ESTÁ COM DEPRESSÃO?

O melhor a ser feito é prevenir a depressão e já sabendo das principais causas, como estas que foram citadas logo acima, o dono deve procurar evitar que isto aconteça e quando não for possível evitar, ao menos tentar amenizar o problema. Lembre-se que você também é responsável pelo surgimento da depressão em seu animal, por exemplo, se você tirar 15 dias de férias e começar a passear com seu cão toda manhã, sabe que depois de duas semanas isto não será mais possível, então não inclua uma rotina na vida do animal que depois você não poderá manter.

Crie hábitos que combinem com sua rotina de vida. Se você faz uma caminhada toda manhã antes de ir para o trabalho, ou no final da tarde quando chega em casa, então pode levar o animal com você. E se você notar que seu cão está triste, não quer saber de brincar, se alimenta mal, passa quase o dia todo deitado e não aceita mais seus convites para um passeio ou alguma brincadeira, é hora de levá-lo a um veterinário porque pode ser uma doença, uma dor que o animal esteja sentindo, ou pode ser também os primeiros sintomas da depressão.

O veterinário irá lhe orientar sobre novos hábitos para incluir no dia a dia do animal, para que ele vá melhorando aos poucos e também poderá ser prescrito alguns medicamentos que irão ajudar o pet a se recuperar mais rápido.

cachorro-depressao-03

Leia Também:

 

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!