Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Berne em Cachorro: Como Tratar?

Berne em Cachorro: Como Tratar?

Quem tem um cãozinho em casa sabe que o berne em cachorro é um problema que ocorre com certa frequência, por isto é preciso muito cuidado para evitar que aconteça, mas também é importante saber tratar porque é algo que pode acontecer em qualquer cachorro, independente da raça, idade ou tamanho.

 

berne-em-cachorro

O Berne é a larva das moscas que acabam se alojando e desenvolvendo-se no tecido subcutâneo, ou seja, logo abaixo da pelo do cachorro e isto é mais comum de acontecer nos cães que vivem em casas que possuem quintal. Cachorros de apartamento dificilmente têm este problema, mas não estão imunes aos bernes. É importante salientar que a “bicheira” é uma lesão na pele do cachorro e é bem diferente dos berne que também é considerado miíase e é causado pela larva da mosca.

Na “bicheira” as larvas se alimentam do tecido vivo e formam verdadeiros buracos na pele do animal, enquanto que o berne é uma larva que fica alojada em um determinado local do corpo do cão, não se espalhando. A mosca berneira vive em media apenas 1 dia e deposita seus ovos em uma outra mosca e esta vai até o cachorro e lá deixa o berne em sua pele. Quando a mosca pousa sobre o cachorro, ela deixa ali o berne que vai se movimentando sobre o pelo do cão, até chegar a um local onde é mais fácil entrar em contato com a pele e aí nesta área ele penetra e fica quieto no local, para se desenvolver.

cachorro-doente02

Em menos de 7 dias esta larva poderá crescer até 8 vezes mais que o seu tamanho e durante mais de um mês continuará crescendo, por isto é preciso tomar providências imediatas. O orifício feito pela larva na pele do animal precisa ficar aberto para que o oxigênio entre e a larva possa respirar, desta forma fica fácil para o dono de um cachorro reconhecer quando o animal está com berne, pois o local fica bastante nítido, com um orifício à mostra e nota-se uma ponta meio esbranquiçada que é justamente a larva.

Se a larva começar a se movimentar no local onde ela está alojada, vai causar muita dor no animal que poderá ficar gemendo, chorando ou até latindo. E se forem vários bernes pelo corpo do cão, então a dor vai incomodar muito mais, deixando o animal inquieto e impaciente. É preciso retirar a larva do corpo do cachorro o mais rápido possível, pois o animal se sentirá extremamente incomodado e na tentativa de retirá-la ficará se mordendo ou coçando o local. Porém, é preciso muito cuidado na hora de retirar a larva porque ela precisa sair por inteira, não devendo deixar que ela se parta e fique uma parte na pele do cão. E se a larva não for retirada, pode acontecer ainda dela morrer e o orifício ser fechado.

cachorro-doente-01

Neste caso o cão terá que ser levado a um veterinário para que possa ser feita a extração que já será bem mais complexa. Se o próprio dono for tentar retirar o berne, possivelmente ele vai “quebrar” e uma parte ficará dentro do corpo do cachorro. Por isto, o ideal é procurar um veterinário assim que detectar a presença de um berne em seu cachorro, até mesmo para que o profissional possa fazer uma verificação completa para saber se há outras larvas, para então retirar todas.

Se o cão sentir muita dor na hora da extração, ou ficar nervoso, o veterinário poderá usar um sedativo, assim ficará mais fácil extrair o berne por inteiro. Por isto é tão importante manter higienizado o local onde o cão fica, nunca deixando as fezes espalhadas e lavando sempre muito bem, para retirar a urina, resto de comida e qualquer outra sujeira. Não deixe lixo exposto, pois isto também atrai as moscas. E procure manter sua casa sempre muito bem limpa, por dentro e também a área externa, pois isto é o mais importante para manter seu cachorro protegido de bernes.

O ferimento com berne precisa ser muito bem cuidado. Em petshop você poderá encontrar sprays que ajudam a tratar o problema, inclusive estes sprays servem para matar o berne e em 2 ou 3 dias já terá conseguido exterminar a larva. Só que não basta que o berne esteja morto, é preciso retirá-lo do corpo do seu cachorro e lembre-se, ele precisa sair por inteiro. O bom mesmo é não se arriscar, leve seu cachorro ao veterinário para que ele possa retirar o berne completamente e lhe prescrever o medicamento certo para passar na ferida para que não haja nenhuma complicação.

cachorro-doente

 

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!