Cachorro tem Ataque Cardíaco?

Cachorro tem Ataque Cardíaco?

Cachorro tem Ataque Cardíaco? Todo cachorro pode ter um ataque cardíaco, uma notícia que não é muito boa para os donos destes animais tão dóceis, mas que serve de aviso para que possam ficar atentos a qualquer sintoma diferente que o cão apresente.

cachorro-com-ataque-cardiaco

Assim como acontece com nós, seres humanos, os cães também podem sofrer de uma série de doenças cardíacas, principalmente quando estão mais velhos, mas os jovens também podem apresentar tais doenças. Um exemplo do que pode acontecer com os cães mais jovens é a insuficiência cardíaca que pode até resultar em uma anomalia congênita. Já no caso dos cachorros mais velhos o problema pode ser ainda mais grave, pois as artérias coronárias acabam ficando bloqueadas ou até mesmo estreitadas por causa das placas de gordura e isto é que obstrui o fluxo normal do sangue, resultando em um ataque cardíaco.

O grupo de risco é constituído por cães obesos e também diabéticos, mas isto não impossibilita que um cão jovem, aparentemente saudável, apresente o problema. Uma pesquisa mostrou que 1 a cada 4 cães que têm idade superior a 7 anos terão alguma doença do coração. É um alerta para quem já tem seu animalzinho de estimação há mais tempo.

cachorro-com-ataque-cardiaco02

As doenças cardíacas nos cães vão agravando-se com o passar dos anos, então quanto mais velho for o pet, maiores deverão ser os cuidados. Uma curiosidade é que os machos estão mais propensos a terem doenças cardíacas do que as fêmeas. É muito importante prestar atenção no dia a dia do seu cão, para notar qualquer mudança em seu comportamento, pois quando levá-lo ao veterinário precisará contar toda a história, principalmente quando os sintomas começaram a aparecer. Serão feitos alguns exames físicos, testes de laboratório, entre outros no intuito de identificar a causa e o quadro atual da doença.

A obesidade canina é um dos grandes vilões que causam o ataque cardíaco. Por falta de tempo muitas pessoas acabam deixando o cachorro dentro de casa ou do apartamento o dia todo e no final de semana, estando cansado e com muitas coisas a serem feitas, não levam o animalzinho para um passeio ao ar livre e nem uma atividade física. Isto é extremamente prejudicial porque o cão, assim como nós humanos, precisa praticar atividade física. Quem está pensando em ter um cachorro precisa ter consciência que animal não é um brinquedo de enfeite, ele precisa de muitos cuidados, de uma alimentação adequada e balanceada, além de ter atenção, carinho e ajuda para não ficar preguiçoso, querendo passar o dia todo deitado pela casa.

Porém, antes de começar a levar seu cão para atividade física, converse com o veterinário do seu cachorro para que ele possa orientá-lo, pois cada animal tem seus limites e eles precisam ser respeitados. Veja também sobre a alimentação mais indicada para seu cãozinho, pois o profissional irá levar em consideração a idade, raça e também a saúde do pet. O que você não pode fazer é “achar” que sabe o que é melhor para seu cão. Lógico que você quer o melhor para ele e por isto mesmo precisa contar com a ajuda de um veterinário para lhe orientar sobre o que fazer para que seu cãozinho tenha muitos anos de vida com saúde.

cachorro-com-ataque-cardiaco-03

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!