Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro tem AVC ou Derrame? Quais os Sintomas?

Cachorro tem AVC ou Derrame? Quais os Sintomas?

Cachorro pode sofrer um AVC ou Derrame? O AVC (Acidente Vascular Cerebral) é mais comum em cães do que podemos imaginar e é preciso conhecer bem os sintomas para tomar os cuidados certos e ajudar seu animalzinho.

cachorro-com-AVC02

Todo cachorro está sujeito a ter um AVC, entretanto isto é mais comum entre os cães mais idosos ou aqueles que estão mais acima do peso, daí a necessidade de controlar a alimentação do cão e providenciar atividades físicas diárias para ele. O cãozinho que fica o dia todo deitado pode até ser bonitinho e não dar trabalho, mas está muito mais propenso a ter um derrame.

Os sintomas do AVC variam muito, sendo que o animal pode perder o equilíbrio de repente, ter alterações na consciência, entre outros. Mas procure observar se seu cachorro teve uma fraqueza repentina, pois isto indica que os nervos pararam de funcionar. Observe também os olhos do cachorro e veja se eles não estão com o movimento chamado de “nistagmo” que é quando os olhos ficam indo de um lado para o outro, assim como acontece com alguém assistindo a uma partida de tênis, só que bem mais rápido. Este é um dos principais sinais de que o cão sofreu um AVC.

 

cachorro-com-AVC01

Mas tenha cuidado para não confundir os sintomas, pois o derrame cerebral é de repente, então se o cão está bem agora e daqui a pouco começa a apresentar os sintomas, então pode ser mesmo o AVC. Mas há casos que os sintomas surgem e desaparecem depois de alguns minutos e neste caso se trata de alguma outra coisa que precisará ser averiguada. O Acidente Vascular Cerebral canino pode ser Isquêmico ou Hemorrágico, sendo que o primeiro geralmente é causado quando ocorre a falta de fluxo sanguíneo no cérebro por causa de uma artéria bloqueada e quase sempre é associado a uma doença cardíaca, doença renal, diabetes e até mesmo a hipertensão.

Já o AVC hemorrágico se trata de um sangramento no cérebro e há várias causas, entre elas: doenças do coração, renal, da tiroide, entre outros motivos. E os sintomas podem ser diferentes do que já foram citados acima, confira alguns:

O cão fica com a cabeça inclinada, erra o prato de comida quando vai fazer sua refeição, fica perdendo o equilíbrio, vem a cegueira, depressão, confusão, etc.

cachorro-com-AVC

O diagnóstico correto só pode ser feito pelo veterinário, então, caso note algo errado com o seu cachorro o ideal é que não perca tempo e leve-o o quanto antes para uma consulta. Serão feitos exames físicos, uma análise criteriosa dos sintomas, além da análise da urina, do sangue e até mesmo uma tomografia computadorizada que mostrará os danos causados ao cérebro. No caso do AVC não existe ainda um tratamento que repare o dano ocorrido ao cérebro, sendo que em boa parte das vezes os cachorros acabam recuperando quase todas as funções motoras e em algumas semanas já conseguem ter os principais controles, tudo vai depender da gravidade do problema e principalmente dos danos que o cérebro sofreu. O melhor a ser feito é prevenir, dando ao seu cachorro um estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e se perceber os sintomas, levá-lo imediatamente ao veterinário.

Leia Também:

 

Ler anterior

Cachorro tem Umbigo? Tem Câimbra?

Ler próxima

Berne em Cachorro: Como Tratar?

Deixe um comentário

um × quatro =

Leonardo
Oque da para cachorro quando ele está com derrame
setembro 3, 2017 4:58 pm
Berne Em Cachorro: Como Tratar? | Encontros Pet: Procure Cães E Gatos Perdidos
[…] Cachorro tem AVC ou Derrame? Quais os Sintomas? […]
abril 11, 2016 6:32 pm

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!