Cachorro com Conjuntivite: Como Tratar?

Cachorro com Conjuntivite: Como Tratar?

Como tratar a conjuntivite de meu cachorro?
A conjuntivite canina é uma doença cada vez mais comum, principalmente entre os cães que moram em grandes centros urbanos e bairros com alto volume de poluição, pois é nestas áreas que o animal acaba tendo seus olhos afetados e infectados.

Cachorro-com-conjutivite

Outro fator que facilita a conjuntivite canina é a falta de cuidado dos donos, por exemplo, quando eles deixam os cães com a cabeça de fora da janela do carro em movimento e este vento nos olhos do animal acaba causando a contaminação. Quanto antes o problema for detectado e tratado, melhor será para o cachorro, só que os donos nem sempre notam que seu animalzinho de estimação está com uma irritação nos olhos e só quando a doença está bem mais avançada é que a pessoa percebe e vai buscar ajuda junto a um veterinário.

Conjuntivite canina não é brincadeira e quem tem um cão em casa precisa ficar muito atento, observando o animal sempre, no intuito de descobrir se algo de errado surgiu. As conjuntivas são aquelas mucosas que se localizam logo abaixo das pálpebras.

Quando estão saudáveis elas possuem uma coloração mais rosada e tem como principal meta garantir proteção para os olhos do cão. Quando surge a “conjuntivite” é porque estas conjuntivas estão inflamadas e isto ocorre por vários fatores, entre eles: poluição, condições climáticas, um corpo estranho presente no local, entre outros.

Cachorro-com-conjutivite02

Diferente do que acontece com nós, nos cães a conjuntivite não é contagiosa, por isto o pet não precisa ser isolado, entretanto ele precisará de cuidados especiais, porque este é um problema que pode causar até cegueira, então não é bom se distrair.

Quando os olhos do cachorro estão inchados e vermelhos, pode ser este um sinal da conjuntivite, mas também pode ser sintoma de vários outros problemas, então nada de querer tratar o problema por conta própria, usando “remédios caseiros” que  agravar ainda mais o quadro.

O primeiro passo ao notar este vermelhidão nos olhos do cão é levar o animal a um veterinário que fará os exames para constatar se de fato é uma conjuntivite e assim sendo, irá prescrever os medicamentos adequados.

Geralmente o tratamento da conjuntivite canina é muito simples, basta aplicar o colírio que o veterinário irá prescrever e manter o local sempre bem limpo usando soro fisiológico.

Cachorro-com-conjutivite.01

Quando se trata de um caso mais avançado, aí será ministrado algum antibiótico e será preciso paciência até que o cãozinho comece a apresentar melhoras e seus olhos finalmente fiquem curados. O problema da conjuntivite canina é que por ter um tratamento simples, muitos donos acabam deixando os cuidados de lado e acham que dentro de alguns dias irá melhorar sozinho, mas não é bem assim. Siga rigorosamente as recomendações médicas para que não haja nenhum tipo de complicação.

E tenha paciência com o cachorro durante este período porque realmente incomoda muito e ele pode ficar nervoso e muitas vezes até mesmo inquieto. Dê-lhe carinho e todos os cuidados necessários para que o mais rápido possível ele já esteja livre deste problema.

Cachorro-com-conjutivite03

Leia Também:

Como dar remédio para cães e gatos ? Ler anterior

Como dar remédio para cães e gatos ?

Cachorro pequinês preço, valor de venda, valor médio Ler próxima

Cachorro pequinês preço, valor de venda, valor médio

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!