Cachorro com Bruxismo: O que Fazer?

Cachorro com Bruxismo: O que Fazer?

Cachorro com Bruxismo: O que Fazer?
Se você perceber que seu cachorro costuma ficar mordendo, como se estivesse roendo algo é melhor tomar cuidado, pois pode ser bruxismo, este problema costuma trazer muita dor para o animal e também o deixa estressado.

Cachorro com Bruxismo

E se o bruxismo no cachorro não for tratado pode ir piorando com o tempo, atrapalhando o cão até mesmo de se alimentar corretamente, pois surgirão inflamações na gengiva que se mostrará mais presente e recebendo os dentes desalinhados que ficam irritando aboca o tempo todo.

O “bruxismo canino” sempre é caracterizado quando há ranger dos dentes e estes se encontram desalinhados. Este ranger tem um som mais áspero, mas é importante lembrar que nem sempre este pode ser um motivo do bruxismo, por exemplo, os filhotes ficam rangendo seus dentes quando eles começam a nascer, porque incomodam ou coçam, mas não por terem bruxismo.

Cachorro com Bruxismo

Tem ainda o fato de que a gengiva pode ser mais grossa e isto acaba fazendo com que resulte o bruxismo canino. A boca do cachorro pode começar a ficar inchada, mas não é sempre que isto acontece. Quase sempre que o cão tem dentes desalinhados irá resultar em ranger dos dentes e pode acontecer muitas vezes simplesmente por causa da genética do animal, mas tem os casos em que uma ferida ou lesão na boca do cão acaba se transformando em bruxismo.

Outro fator que pode desencadear o problema é o estresse, assim como os problemas gastrointestinais. O cachorro com o tempo pode começar a ter falta de apetite, vômitos, entre outros problemas e é preciso procurar ajuda para que o animal possa voltar a ter qualidade de vida. É preciso tomar providências porque o bruxismo irá provocar graves problemas ao seu cão, entre eles: raízes expostas, dentes rachados, a gengiva começa a engrossar, entre outros problemas que trazem dor, muito desconforto e atrapalha a alimentação do cão.

cachorro-rangendo-os-dentes

Aos poucos ele vai deixando de se alimentar corretamente e a situação vai só se agravando. É preciso levar o cão ao veterinário para que seja feito um exame completo e até mesmo raio-X para avaliar a situação. A forma como o tratamento será feito dependerá da condição em que o bruxismo se encontra. Quanto antes seu cão começar a receber ajuda neste sentido, melhor para ele e as chances de melhorar são grande. Os veterinários pedem que os donos de cães levem seus animais a um especialista logo para que notem  o cachorro rangendo o dente e para que seja averiguado o motivo.

O bruxismo traz dor ao cão, desconforto e precisa ser tratado porque não vai desaparecer com o tempo, pelo contrário, vai se agravando gradativamente. O problema geralmente surge no cão mais novinho ou quando é jovem e à medida que ele vai crescendo o problema vai complicando. Não fique esperando o tempo passar para ver se melhora, isto só vai trazer sofrimento para o cãozinho e depois poderá ser muito mais difícil de resolver o problema.

Cachorro com Bruxismo

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!