Cachorro com Dor de Dentes: O que fazer?

Cachorro com Dor de Dentes: O que fazer?

Cachorro com Dor de Dentes: O que fazer?
Muitas vezes acontece do cachorro ficar com dor de dente e seu dono nem saber do que se trata. A pessoa até percebe que há algo de errado com o cão, mas não sabe detectar que o problema está no dente do animal.

cachorro-com-dor-de-dente02

Este é um problema sério porque a dor de dente é muito comum nos cachorros e traz além do incômodo, também muita dor, por isto deve ser tratada.

O cão pode fraturar um de seus dentes ou até mesmo quebrá-los, além de sofrer com os problemas de gengivas, aliás, as chances de um problema deste acontecer no cachorro é cinco vezes maior do que em nós, humanos. A boca do cachorro é propícia à formação de placas e o pior, eles não escovam os dentes. Com o tempo os restos de alimentos, com a saliva e células mortas vão se acumulando, por isto é preciso ficar muito atento porque não havendo a escovação dos dentes as placas surgem e vão engrossando, o que provoca a rápida multiplicação das bactérias.

Para complicar a situação tem o agravante de que os cachorros raramente irão dar sinais de que estão com problemas de dente ou na gengiva, a não ser quando o estado já for muito avançado, só que aí o tratamento será bem mais difícil. Cabe ao dono deste animal ficar atento aos sinais que poderão indicar os problema na boca do cão, entre eles:

Gengivas vermelhas; gengivas sangrando; dente caindo; mau hálito; boca inchada; dificuldade para se alimentar; morder os alimentos usando apenas um dos lados da boca….

Desconfie também quando o cão ficar evitando que você toque sua cabeça, pois isto pode indicar dor de dente. É preciso ter o hábito de regularmente abrir a boca do seu cão e verificar o estado dos dentes. Claro que isto deve ser feito com cuidado para que não corra o risco de ser mordido. É preciso ter cautela, paciência e certificar-se que o animal está tranquilo.

cachorro-com-dor-de-dente01

Cuidar da saúde bucal do cachorro é obrigação de todos aqueles que escolhem ter este animal, pois ele é um grande amigo, sempre fiel e carinhoso, mas precisa dos nossos cuidados e a melhor forma de cuidar da boca do seu cão é providenciando exames orais pelo menos uma vez por ano. Será feita a limpeza além do raio-x e se houver algo de errado será tratado ainda no início. É importante também que você faça a limpeza dos dentes de seu cão diariamente, assim irá ajudar na prevenção destas doenças orais, é só comprar uma escova e pasta dental específicos para cães. E quando fizer a escovação fique observando se há algum caroço ou inchaço na boca do animal.

Veja abaixo algumas dicas de escovação de dentes do seu cachorro:

Quando a pessoa percebe que o cão está com dor de dente é muito comum que ela queira dar ao animal algum remédio que alivie a dor e deixar por isto mesmo, o que é um grande erro. A dor de dente é um sinal de que algo vai mal na boca do seu cachorro e ele deve ser levado imediatamente ao veterinário para saber o que realmente está acontecendo.

Não fique usando “remédios caseiros” e muito menos seguindo “dicas” de amigos que até têm boa vontade, mas não estarão ajudando de fato. É preciso levar o animal a um profissional que irá fazer uma avaliação completa e descobrir a causa da dor de dente e tratar o problema como realmente ele deve ser tratado, assim você terá do seu lado um cão com a boca saudável e evitará uma série de futuros transtornos, pois uma simples dor de dente, quando não é tratada adequadamente, pode resultar em algo muito grave.

cachorro-com-dor-de-dente

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!