Cachorro com Nariz Escorrendo ou Entupido: O que Fazer?

Você sabe o quanto é ruim quando estamos gripados e o nariz fica escorrendo ou entupido. Com o seu Cachorro também pode acontecer isso. Veja abaixo o que fazer nesses casos.

Cachorro-nariz-entupido-02

Então saiba que os cachorros também passam por este tipo de problema, só que eles têm muito mais dificuldade para lidar com a gripe do que nós.

Quem mora em casa dificilmente nota que seu cão está gripado e com o nariz escorrendo ou entupido, já que o animal tem mais espaço, mas aqueles que moram em apartamento certamente irão perceber quando seu pet apresentar estes sintomas, pois convivem com o animal mais de perto e notam mais facilmente as mudanças.

O cão fica com o nariz escorrendo o tempo todo e a dificuldade para respirar é grande. Na maior parte das vezes isto não traz grandes problemas, mas dependendo da raça o quadro pode se agravar, principalmente naquelas cujo focinho é mais curto, pois estes cães já apresentam naturalmente uma dificuldade maior para respirarem e quando o nariz fica entupido aí é que sentem mais ainda.

Cachorro-doente-02

Claro que quando seu cachorro estiver com o nariz escorrendo ou entupido irá contar com sua ajuda. Para limpar o nariz do pet, utilize lenços descartáveis, de preferência mais úmidos. Também é interessante usar um soro para a desobstrução das narinas do animal. Estes soros são encontrados no pet shop ou em uma clínica veterinária. Mas tenha muito cuidado no momento da aplicação para que o cão não se “afogue”. Utilizando um conta gotas ficará mais fácil.

Você também pode ajudar seu cãozinho levando-o para um ambiente one tem um umidificador de ar, principalmente nos dias mais secos. Aquele vapor da água irá ajudá-lo a respirar melhor.

O cachorro, assim como nós, quando está resfriado fica mais quietinho, sem querer brincar, nem se alimenta direito. Espirros e tosses poderão surgir também. Em casos mais grave surge a febre, por isto o nariz escorrendo ou entupido é um alerta de que algo não está bem com seu animal e isto não deve ser ignorado.

Cachorro-Nariz-Entupido-03

Soluções caseiras muitas vezes mais atrapalham do que ajuda. O resfriado canino é uma doença séria e o animal precisará da ajuda de um veterinário para ficar bom o mais rápido possível.

O melhor a ser feito é prevenir o resfriado e para isto é importante tomar algumas atitudes, começando por manter a vacinação de seu cachorro em dia.

Deve-se evitar também, dar banho em seu cão quando estiver fazendo frio ou chovendo, a não ser que seja realmente necessário. E quando chegar o momento do banho, escolha o horário do dia que estiver menos frio, em que o sol esteja brilhando mais forte no céu.

A tosa também deve ser evitada, porque o pelo do animal ajuda a mantê-lo aquecido.

E certifique-se de que a casinha do seu cãozinho é realmente aconchegante. Em alguns casos é bom até mudá-la de lugar em época de frio mais intenso, colocando-a em um local mais protegido.

Cachorro-nariz-entupido-01

Leia Também:

 

Cachorro com Nariz Escorrendo ou Entupido: O que Fazer?
Avalie esta postagem
Encontros Pet