Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro com Queda de Pelo: O que Fazer?

Cachorro com Queda de Pelo: O que Fazer?

A queda de pelo é um problema que preocupa a todos que possuem um cachorro, principalmente aquelas raças que são mais peludas, nem sempre quando isso ocorre significa que seu companheiro está com problemas sérios, mas é sempre bom ficar de olho, caso ocorra em excesso veja abaixo o que pode ser e o que fazer.

Cachorro-queda-pelo-02

É importante lembrar que todos os dias os cães perdem boa quantidade de pelo e isto de certa forma é normal, porque outros pelos vão nascendo. A preocupação deve ocorrer quando a queda é em excesso, mesmo assim é preciso observar alguns detalhes, por exemplo, no verão é comum que os pelos caiam de forma mais intensa, por causa do calor, para que o animal possa se refrescar mais facilmente. Já no inverno a pelagem fica mais densa.

Mas se o pelo começar a cair muito, então é hora de levar o animal a um veterinário, porque não é sempre que a causa desta queda estará relacionada à pele do animal. Claro que tudo indica que o problema seja na pele, mas também pode ser algo orgânico, como um órgão comprometido ou glândulas, então é preciso analisar todas as hipóteses para se descobrir a verdadeira causa e aí sim fazer o tratamento mais adequado.

Entretanto, uma série de fatores precisarão serem vistos, por exemplo, se o cachorro está com o pelo áspero, com falhas, pode ser por causa de algum parasita, pulgas, carrapatos, entre outros e neste caso o tratamento será feito com o combate direto ao parasita que são os verdadeiros culpados.

Cachorro-queda-pelo

O hipotireoidismo também é responsável pela queda de pelo, principalmente em alguns raças.

Anemias e infecções também podem ocasionar o problema.

As fêmeas quando estão no período de pós-parto e também enquanto estão amamentando geralmente apresentam uma queda acentuada de pelos, já que elas concentram toda sua energia para garantir a alimentação dos filhotinhos. Mas passando este período a queda de pelo deverá ser interrompida e caso não seja, aí sim deverá ser verificado o motivo.

Animais estressados também apresentam queda de pelo e muitas vezes o que para nós é algo simples, para eles é motivo de um trauma, por exemplo, a mudança para uma casa nova. Isto para nós geralmente é motivo de alegria, satisfação, mas para os cães as vezes a mudança não é nada boa, eles ficam com saudades do cantinho deles, não sabem o que está acontecendo e acabam ficando deprimidos. Viagens também podem ocasionar o problema, por isto é preciso ficar muito atento ao comportamento do animal para ver quando ele está mais tristinho.

Cachorro-queda-pelo-03

Lembre-se que é muito importante escovar o pelo do seu cachorro diariamente e dependendo da raça esta escovação deve ser feita até mais de uma vez por dia.

Evite banhos em excesso e só use produtos próprios para cachorros.

E cuide para que ele tenha uma alimentação adequada, evitando produtos que não sejam indicados para ele.

Como vemos, são muitos os motivos que levam à queda de pelo do cachorro, por isto leve-o ao veterinário tão logo note o problema para que o profissional possa descobrir o verdadeiro motivo e dar início ao tratamento adequado.

Cachorro-queda-pelo-01

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Cachorro Kerry Blue Terrier

Ler próxima

Cachorro com Sangue nas Fezes: O que pode Ser?

Deixe um comentário

3 × 1 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!