Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Kerry Blue Terrier

Cachorro Kerry Blue Terrier

O cachorro Kerry Blue Terrier é originário da Irlanda, onde também é conhecido como Irish Blue, mais precisamente na extremidade sudeste do país nos montes Kerry.

Kerry-Blue-Terrier-02

Origem

Kerry Blue Terrier, originária da Irlanda, onde também é conhecido como Irish Blue, mais precisamente na extremidade sudeste do país nos montes Kerry, no condado de Kerry no século XVIII, usada como cachorro de caça de raposas, lebres, texugos, e ratos, desde então. Existe inúmeras versões sobre sua descendência, e até uma lenda irlandesa tenta explicar a origem da raça, que conta que, há cerca de três mil anos, um rei celta desposou a filha de um faraó, e trouxe para a sua Erin natal uns cachorros que são os antepassados dos Terriers Irlandeses, e do Irish Water Spaniel. E provavelmente não dará nenhum crédito à história do naufrágio que aconteceu a tempo na costa do condado de Kerry, cujo único sobrevivente foi um cachorro azul.

Lendas à parte, a teoria mais aceita sobre a origem do Kerry Blue é de que tenha como antepassados o Irish Terrier, o Dandie Dinmont Terrier, e o Bedlington Terrier. O objetivo dos Irlandeses com estes acasalamentos era produzir cachorros com características fundamentais de trabalho: desejavam um cachorro de porte médio (para impor-se no pastoreio do gado, na defesa do rebanho de ovelhas, na guarda da casa e, de seu dono, ou família). Já em uma das primeiras exposições organizadas no Eire, a de 1887, em Limerick, há registros de 6 exemplares de Terriers na cor azuis-ardósia. Em 1902, já havia catorze – incluídos numa classe de trabalho reservada para eles – na exposição de Killarney.

Em Cork, em 1913, havia uma classe de cinco exemplares, todos azul-ardósia, e de tamanho relativamente modesto. Em 1916, havia vinte numa nova edição da exposição de Killarney. Fundamental para a raça foi o trabalho de Casev Hewitt, que teve papel fundamental na divulgação da raça fora da Irlanda, onde os criadores privilegiavam as qualidades de trabalho dos seus cachorros sem insistirem muito na aparência que, por outro lado, deixava bastante a desejar: não só o pelo, deixado no seu estado natural, não tinha grande coisa a ver com o mpecavelmente desenhado dos outros Terriers, como a homogeneidade dos exemplares tanto do ponto de vista das cores, como do tamanho da constituição também não era nada perfeita.

Finalmente, e graças ao trabalho de Casey, o primeiro padrão da raça foi descrito pela primeira vez no fim da Primeira Guerra Mundial, e a raça foi aceita, oficialmente 1922 (primeira empreitada da raça fora de seu país de origem), também o ano da fundação, na Inglaterra, do primeiro Kerry Blue Terrier Club. Evidentemente, os norte-americanos não ficaram insensíveis ao potencial das qualidades do Kerry Blue, e apenas 2 anos depois do reconhecimento inglês, o American Kennel Club reconheceu a raça em 1924, e em 1926 criou-se o clube norte-americano do Kerry Blue. Não muito interessados em todas as honras em exposições, os criadores irlandeses conseguiram incluir, em 1926, a exigência de que os cachorros fizessem provas de trabalho para que fossem considerados campões em seu país.

Esta foi à forma encontrada para que não perdesse-se de vista a importância do temperamento deles. A criação norte-americana fez tantos progressos que atualmente os Estados A criação norte-americana fez tantos progressos que atualmente os Estados Unidos são considerado o centro de excelência na criação dos Kerries. No Brasil, os Kerries estão presentes desde 1978, e vários exemplares da raça conquistaram espaço, e expressão nas exposições oficiais, sendo por 2 vezes os melhores cachorros do ranking nacional oficial – 1979 e em 1987. Atualmente, apesar de ainda atuar em sua função original, é mais visto sendo utilizado como cachorro de guarda, e também como companhia.   Kerry-Blue-Terrier-05

Características

De porte médio, possuem um contorno musculoso e resistente, tem um dorso curto, e uma cabeça alongada, bem proporcional ao seu corpo. As orelhas são pequenas em forma de “V”. Suas sobrancelhas são espessas, e sua barba e bigode são bastante longos, precisando ser tosados para evitar o acumulo de comida ali. Seus olhos são escuros, que combinam e destacam-se com sua barba e bigode bem aparados. Seu pescoço é longo, costas curtas, e a cauda tem um tamanho médio, sendo carregada alta.

No geral, o Kerry Blue Terrier tem uma aparência balanceada e cheia de caráter. Sua pelagem densa é constituída de fios espessos, e ondulados, fazendo com que fique “armado” evitando os “nós”, e promovendo ventilação entre os pêlos, fazendo com que não apresente mau cheiro. Sua cor, bem como seu nome já diz, é azul (cinza), apesar de permanecer preta até os dois anos de idade. A altura de um cachorro adulto da raça Kerry Blue Terrier, de acordo com o standard internacional pode variar de 45 cm a 50 cm para os machos, e de 44 cm a 48 cm para as fêmeas, medidos sempre a altura da cernelha. Podendo atingir os 18 kg.

Peso:Aproximadamente Macho e Fêmea de 15 kg a 20 kg
AlturaAproximadamente Macho de 58 cm a 62 cm e Fêmea de 44 cm a 48 cm
Grupo: 3 – Cachorros Terriers
Funções:Cachorro de caça, guarda, e companhia
Grau de Atividade:Média
Pelo:Densa, espessa, e onduladas
CorAzul (cinza), apesar de permanecer preta até os dois anos de idade
Nome de Origem:Kerry Blue Terrier
Pais de Origem:Irlanda
Registro FCI:

Kerry-Blue-Terrier-03

Temperamento

Temperamento mais ameno, calmo que outros terriers, excelente companheiro, sempre alerta, e um caráter tipicamente irlandês: simpático, impulsivo e astuto, mas também obediente, afetuoso, leal, corajoso, de reflexos rápidos, ágil, sofisticado, e introvertido. Indicado para as pessoas que já tenham experiência com Terriers, ou que saibam apreciar o seu temperamento particular. Os Terriers têm uma impetuosidade natural, uma valentia, uma vivacidade, e um lado obstinado e independente, além de uma profunda afeição aos seus donos, o que torna-os diferentes dos cachorros de pastoreio, dos outros cachorros de caça, ou das raças de companhia. Não é que sejam especialmente difíceis, mas requerem, mais do que qualquer outra raça, um dono cuja personalidade bem acentuada entenda-se bem com a sua.

É uma excelente companhia para crianças, aguentando firme o nível de atividade delas, e dificilmente cansar-se- á antes. Já seu convívio com outros cachorros é bastante complicado, e difícil. Normalmente o máximo que suportam é a presença de cachorros do sexo oposto.

Curiosidades

Em 1920 Esta raça foi um grande boom na Irlanda, representou 25% de todos os registros de irlandês Kennel Club, em 1924 tornou-se mascote de patriotas irlandeses que buscavam a independência da Inglaterra. Fãs americanos têm a corrida pela primeira vez em Westminster em 1922.

Dicas

Seu porte médio faz com que adapte-se muito bem a diversos tipos de espaço, podendo ser muito feliz em uma casa pequena, lhe convém melhor um bom quintal, e longos passeios, devido ao seu caráter naturalmente ativo, e extrovertido. Na guarda  do dono, ou da casa, além de todas essas características tem uma impulsão nas patas traseiras chegando quase a uma altura de 1,8 metros do chão.

Caracteriza-se por um temperamento alerta, mas menos excitável do que os “terriers clássicos”, e por serem muito resistentes e velozes, podem obter excelentes resultados em provas de agility, esporte no qual podem aproveitar completamente toda sua agilidade. De fácil manutenção, além de exercícios físicos constantes, requer cuidados moderados com sua pelagem encaracolada, e sua “barba” abundante. A aparência dele é obtida com a ajuda do corte estético da pelagem, introduzido pelos americanos, canadenses e ingleses, o que deu nova força à raça.

Os Irlandeses, que o expuseram pela primeira vez em 1916, não o aparavam, arrumando-o apenas. Para mantê-lo elegante, é preciso incorporar ao dia-a- dia o hábito da escovação e do trimming periódicos. No ranking elaborado pelo pesquisador Stanley Coren, no livro ‘A Inteligência dos Cães’, o Kerry ocupa a 35ª posição entre as raças pesquisadas. Kerry-Blue-Terrier

Saúde

Uma raça extremamente rústica em termos de saúde, e uma vez que estejam vacinados, vermifugados, e sendo alimentados adequadamente dificilmente apresentam problemas. Também não é propenso a nenhuma doença genética particular como outras raças. Porém podem apresentar propensão a alergias e problemas de pele. Expectativa de vida varia entre 12 anos a 14 anos.

Preço

  • Não há no Brasil estimativas de preço correto para os filhotes dessa raça.

Kerry-Blue-Terrier-01

Leia Também:

Ler anterior

Flat Coated Retriever: Preço, Características

Ler próxima

Cachorro com Queda de Pelo: O que Fazer?

Deixe um comentário

16 + 12 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!