Cachorro com Tosse Seca e Engasgo: O que Fazer?

Cachorro com Tosse Seca e Engasgo: O que Fazer?

Meu cachorro está com tosse seca e engasgando, o que fazer? O que pode ser?

A tosse seca e também o engasgo são alguns dos sinais de que algo pode não está bem com o seu cachorro. Veja abaixo o que você deve fazer nesses casos.

Cachorro-tosse-02

Muitas pessoas ignoram a tosse e até mesmo o engasgo do cachorro, achando que é algo passageiro e que é só aguardar porque vai passar, mas este não é o procedimento correto. É muito importante observar o animal, ver o que está provocando o engasgo ou a tosse mais seca e tomar as providências o quanto antes.

Quando o cão começa a tossir pode significar várias coisas, mas de um modo geral trata-se de uma irritação no sistema respiratório do animal e a tosse é um reflexo deste problema.

O sistema respiratório é formado pela boca, nariz, passagens nasais, a faringe, laringe, traquéia, brônquios e quando algo não está bem em algum destes locais, geralmente o resultado é a tosse.

Só que a tosse do cachorro também pode indicar um problema no coração ou até mesmo apontar para um linfoma no peito.

Cachorro-tosse-01

Como vemos, a tosse é sinal de que algo não está bem com o cachorro, mas não diz necessariamente o que pode ser, entretanto nunca deve ser ignorada. Toda e qualquer tosse deve ser verificada, mesmo que seja uma tosse mais seca, que geralmente acaba com a saliva sendo expelida, ou então há a presença de pus e em alguns casos até mesmo de sangue.

É preciso ter cuidado para não confundir isto com vômito e esta tosse seca quase sempre está ligada a infecções causadas por vírus, bactérias ou fungos.

A tosse seca também pode significar que o animal está com alguma doença alérgica ou até mesmo doença cardíaca.

O cachorro com tosse seca precisa ser socorrido o quanto antes porque indica infecção, doença, alergia, ou seja, não tem como ficar esperando ele melhorar, muito pelo contrário, o animal precisa urgentemente ser levado a um veterinário.

Também preocupante é um cachorro com engasgo, uma situação muito comum, mas que boa parte dos donos destes animais não sabem o que fazer e acabam entrando em desespero, o que não vai ajudar em nada, muito pelo contrário.

Cachorro-tosse

Se você notar que seu cachorro está inquieto, levando a pata à boca sem parar, já é sinal que ele pode estar engasgado. Ele também poderá ficar abaixando a cabeça e forçando a garganta, deixando claro que tem algo preso ali que precisa ser eliminado.

Quando o cão engasga com grande frequência é porque algo está muito errado. Ou ele está se alimentando de forma inadequada, ou tem algum problema de saúde mais grave, enfim, é preciso levá-lo ao veterinário para fazer alguns exames e descobrir o motivo do engasgo constante.

Se notar que o animal não está conseguindo nem respirar e que precisa fazer algo urgente, tente olhar dentro da boca do cachorro se é possível ver o que está causando o engasgo, pois se for algum brinquedo, graveto ou algum outro objeto você mesmo pode tirar, mas com cuidado para não machucá-lo.

Só coloque a mão na boca do cão se conseguir ver o objeto, do contrário poderá empurrá-lo mais para o fundo.

Só tome esta atitude se o cão for seu e for manso, vendo que não há perigo de ser mordido pelo animal.

E mesmo que o cachorro seja seu, pode ser que por causa do engasgo ele fique nervoso e acabe te mordendo quanto for tentá-lo ajudar, então é melhor não se arriscar e providenciar o transporte para levar o animal o mais rápido possível ao veterinário.

Cachorro-tosse-03

LEIA TAMBÉM:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!