Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro com Dor de Barriga: O que Fazer?

Cachorro com Dor de Barriga: O que Fazer?

Meu cachorro tem fortes dores de barriga, o que fazer?
Não é fácil saber quando o cachorro está com dor, pois o animal não sabe falar, nem usar sinais para nos indicar que há algo errado, por isto precisamos ficar atentos aos sintomas apresentados por eles, pois é a única forma de descobrirmos que o cão está sofrendo.

Cachorro-com-dor-de-barriga

Quando o cachorro está com dor de barriga, por exemplo, os sintomas mais comuns sãodiarreiavômitos e pode ocorrer do animal perder o apetite e evitar brincadeiras, ficando quietinho em seu canto. A dor de barriga é muito comum em cachorros e você já deve ter observado algum cão comendo grama, pois eles fazem isto justamente para buscarem uma substância que irá aliviar esta dor. Este também é um outro importante sintoma que seu pet está sentindo dores na região abdominal. Essa grama ingerida geralmente provoca vômitos e é assim que eles colocam para fora o que está os incomodando e causando o desconforto.

Assista: Meu cachorro come grama ou mato, é normal???

Mas nem sempre é possível para o cão encontrar grama, principalmente quando ele mora em um apartamento ou nos centros de grandes cidades, assim como há os casos em que o animal, mesmo depois de ingerir a grama, não tem o problema resolvido.

Cachorro-com-dor-de-barriga03

É muito importante que você tome cuidado com a alimentação do seu cão e nunca pense que ele pode comer qualquer coisa que tenha vontade. As pessoas têm o triste costume de compartilhar com seus animais os alimentos que consomem e assim os cães se alimentam de comida muito temperada, que tem muito sal, leite, alimentos gordurosos e até doces.

Você pode até achar bonitinho seu cãozinho comer a mesma comida que você, mas saiba que desta forma estará prejudicando bastante a saúde do animal.

Ao perceber que seu cachorro está com dor de barriga, deve-se retirar todos os alimentos por pelo menos 4 horas, assim o animal não corre o risco de continuar se alimentando e piorar seu estado. Ficar um pouco sem comida poderá ajudá-lo a digerir os alimentos que estão em seu sistema. Depois volte a colocar alimento na tigela do animal, mas em pouca quantidade e que seja a ração certa, pois a alimentação do cachorro varia de acordo com a idade do animal e até mesmo sua raça.

Cachorro-com-dor-de-barriga04

A desidratação é algo sério, principalmente se a dor de barriga provocar diarreia. Não deixe faltar água para o cachorro, certifique-se de trocá-la com maior frequência para que estando mais fresquinha o pet possa ingeri-la e isto ajudará bastante.

Iogurte pode ajudar a aliviar o estômago do cão, tente dar um pouco ao seu animalzinho de estimação, mas não force, se ele não quiser, não fique insistindo.

Dra. Talita responde abaixo sobre as principais dúvidas sobre dor de barriga em cachorros, assista:

Algumas pessoas utilizam medicamentos que são para humanos, porém em dosagem infantil para aliviar a dor de barriga do cachorro. Isto até pode ser feito, mas somente sob orientação de um veterinário.

Cachorro-com-dor-de-barriga01

A dor de barriga pode ter várias causas e ser até a indicação de uma doença mais grave, por isto se perceber que após algumas horas o animal continua sentindo as dores, não perca mais tempo e leve-o imediatamente a um veterinário. Lembre-se de contar ao profissional todo o histórico de alimentação do animal e não esconda nada, para que possa ser orientado sobre a forma correta de cuidar da alimentação de seu pet.

Leia Também:

Ler anterior

Guia de Raças

Ler próxima

Cachorro tem Fimose?

Deixe um comentário

18 + dezesseis =

Adriana Santos
Bom dia, meu filhote tem 3 meses e cone tudo que ver pela frente, hoje acordei com ele com dor de barriga e diarréia e muito molinho. Oque pode ser e como devo tratar? Não quero perder meu filhote ele é um poodle com 3 meses.
novembro 14, 2017 11:23 am
Julie
Minha Yorke esta vomitando o que faço?
novembro 11, 2017 2:18 am
Denizia
Fazendo côco mole mudei a ração ++ já tem dois dias hoje foi q ele ficou assim devo continuar a dar ou paro
outubro 17, 2017 5:35 pm
Simone
Posso dar soro de quantas em quantas horss
outubro 2, 2017 12:22 pm
Cachorro Com Intoxicação Alimentar: O Que Fazer? | Encontros Pet: Procure Cães E Gatos Perdidos
[…] Cachorro com Dor de Barriga: O que Fazer? […]
maio 23, 2016 6:19 pm

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!