Cachorro ou Gato Envenenado por Chumbinho, O que Fazer?

Já perdi um cachorro que foi envenenado por chumbinho, se acontecer de novo com um cachorro ou gato meu, gostaria de saber o que fazer para que ele não morra?

O Chumbinho é uma substância tóxica muito utilizada, infelizmente, para envenenar cachorros e também gatos. Em muitas regiões ele é usado também no combate a roedores, mas neste caso sempre há uma polêmica quanto à sua eficácia, já que os ratos que comem primeiro, acabam morrendo e os outros acabam não se aproximando do Chumbinho.

O nome ‘Chumbinho’, foi dado porque ele tem a cor cinza, mais escura e é no formato granulado, no entanto, não tem nenhuma relação com o chumbo (metal). Seu principal ativo é o “aldicarb”, inseticida usado na agricultura para conseguir acabar com diversos tipos de pragas.

cachorro-gato-envenenado-chumbinho-oque-fazer

Apesar de ser tão perigoso, o Chumbinho é facilmente comprado por qualquer pessoa, mesmo as que não têm nem ideia de como usá-lo e principalmente, como armazená-lo.

Deixando o Chumbinho em locais de fácil acesso, ele pode acabar sendo consumido por cães e gatos. Quando diluído em água, ele pode ser absorvido até mesmo pela pele, por isso é grande o número de animais e até mesmo pessoas, que já morreram por causa desta substância tóxica.

O Chumbinho não tem cor, nem cheiro, por isso sempre atrai os animais domésticos, assim como as crianças, que se sentem curiosas por descobrir do que se trata este produto.

Quando o Chumbinho é ingerido por cães ou gatos, o efeito aparece logo nos próximos minutos, tudo vai depender do tamanho do animal e também da quantidade que foi ingerida.

Se for ingerida uma quantidade muito grande, a morte por de até mesmo ser súbita.

Os principais sinais de que o cão ou gato está intoxicado, são:

diarreia, vômito, convulsão, tremores, falta de ar, hemorragia oral ou nasal, inquietação, entre outros.

Se o animal apresentar sintomas como estes, vá até o local onde o chumbinho está guardado e veja se a embalagem foi violada. Se perceber que o produto foi consumido, terá que levar seu pet, o mais rápido possível para um veterinário.

Os gatos geralmente são as principais vítimas do Chumbinho, pois quando eles saem à noite, acabam sendo vítimas das ‘iscas’, com veneno, que são deixadas por pessoas que querem se ver livres do felino.

É importante lembrar que usar Chumbinho para matar cães ou gatos é crime.

Se o cachorro ou gato ingerir Chumbinho, a primeira coisa a ser feita é uma lavagem estomacal, usando sulfato de atropina para tentar inibir os sinais provocados pelo aldicarb. Também é recomendado uma soroterapia para tentar eliminar o veneno rapidamente.

O veterinário ainda pode indicar um anti-hemorrágico, anticonvulsivante e até mesmo carvão aditivado que ajuda na absorção do tóxico.

Quando o animal fica intoxicado dentro de casa, é mais fácil descobrir o que ele ingeriu e assim você pode passar esta informação para o veterinário, para que ele saiba o que fazer rapidamente. O problema é quando o animal chega da rua, já com os sintomas de que ingeriu veneno, pois sem saber do que se trata, ficará difícil o tratamento.

Por isso, procure sempre manter seu animalzinho de estimação dentro de casa e quando sair para um passeio, fique muito atento a tudo que ele fica cheirando pelo caminho, para evitar que acabe sendo envenenado.

Leia Também:

Cachorro ou Gato Envenenado por Chumbinho, O que Fazer?
Avalie esta postagem

Encontros Pet